domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCidade de Governador Dix-sept Rosado já é abastecida pela adutora Apodi-Mossoró

Cidade de Governador Dix-sept Rosado já é abastecida pela adutora Apodi-Mossoró

 

A Caern está monitorando a chegada de água pelo novo sistema de abastecimento da cidade de Governador Dix-sept Rosado. A tubulação (chamada derivação) da adutora Apodi-Mossoró está funcionando em fase de testes para a zona urbana. A obra garante segurança hídrica e favorece o atendimento de áreas com crescimento urbano.

 

A previsão é chegar pela nova adutora um total de 70 mil litros de água por hora, podendo chegar a até 120 mil litros de água por hora, em caso de necessidade. Nos últimos anos, o poço que atende Governador, na zona rural do município, perdeu vazão e a chegada da água da adutora irá garantir segurança hídrica, favorecendo o atendimento de áreas altas e de expansão.

 

*Mossoró*

Na atual etapa da obra da adutora, beneficiando Governador Dix-sept Rosado e Mossoró estão sendo investidos R$ 82 milhões. O funcionamento da adutora Apodi/Mossoró para envio de água à segunda maior cidade do Estado está previsto para junho de 2025. Quando a adutora estiver totalmente concluída Mossoró receberá mais de 1 milhão de litros por hora. Os serviços para operacionalização da adutora Apodi-Mossoró estão ocorrendo de forma simultânea em várias frentes.

 

Na zona rural de Apodi, no sítio Carrasco, os poços que vão abastecer Mossoró estão perfurados. Entre Apodi e Mossoró estão em andamento as obras da Estação de Bombeamento de Água, assim como Tanque de Amortecimento Unidirecional (TAU), dispositivo de grande porte que impede que a pressão da água danifique a tubulação da adutora. Além disto estão sendo executadas as caixas de transição que funcionam como pequenos reservatórios para armazenar água e injetar na tubulação da adutora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes