Chuvas recarregam Açude Dourado e abastecimento de Currais Novos é retomado

Com as últimas chuvas na região Seridó, o açude Dourado, que estava vazio por causa dos quatro anos consecutivos de seca na região, está com quase 60% da sua capacidade. A recuperação do volume estimado de seis milhões de metros cúbicos de água fez com que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retornasse o abastecimento da cidade de Currais Novos na noite da sexta-feira, 15 de abril.

Além do açude Dourado, também entrou em operação a Adutora de Engate Rápido construída pelo Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (DNOCS).

Embora, inicialmente, o abastecimento em Currais Novos deva funcionar de forma alternada, a volta da água às torneiras, que estava suspensa desde o ano passado, trouxe alento aos moradores. A Caern informa que, por enquanto, a cidade será dividida em quatro setores que serão abastecidos de forma alternada a cada 48 horas.

SETORES DE ABASTECIMENTO

Os setores foram divididos da seguinte forma: setor 01 compreende os bairros Manoel Salustino, Inocoop, Walfredo Galvão, José Bezerra de Araújo e José Dantas Araújo, e receberá água das 18h da sexta-feira até 18h de domingo.

O setor 02 é formado pelos bairros JK, parte do Santa Maria Gorete (as ruas Piauí e Ceará), Parque Dourado e Radir Pereira, e será abastecido das 18h de domingo até 18h da terça-feira. O Setor 03, composto pelos bairros Santa Maria Gorete (restante), Paizinho Maria, Alto de Santa Rita, Manoel Tomaz de Araújo e Centro, terá água no período das 18h da terça-feira às 18h da quinta.

Por fim, o Setor 04, que reúne os bairros Antônio Rafael, Gilberto Pinheiro, Parque das Pedras, Sílvio Bezerra e Parque Industrial, será abastecido das 18h da quinta-feira até 18h do sábado.

A Caern informa ainda que, mesmo durante o intervalo de 48 horas, o abastecimento dentro dos setores não será contínuo.

“Podemos fazer interrupções a fim de atender outros bairros do mesmo setor para que todos recebam água, mesmo que seja por um período curto”, explica Adelson Sebastião dos Santos, responsável pelo escritório da Caern em Currais Novos.

POPULAÇÃO DEVE CONTINUAR A ECONOMIZAR ÁGUA

Em nota, a Caern ressalta que, mesmo com a retomada do abastecimento, a população deve prezar pelo uso racional da água. A companhia informa ainda que à medida que os mananciais forem recuperando o volume de água suficiente para captação, os sistemas paralisados serão reativados e os intervalos sem água no sistema de rodízio serão reduzidos.