Chuva danifica captação de adutora e deixa seis cidades sem abastecimento

Chuvas registradas na noite desta quinta-feira (18) na captação da adutora Médio Oeste, na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu, deslocaram o flutuante (tubulações que ficam dentro da água e são responsáveis pela captação) do seu local de origem. Com isso, seis cidades da região ficaram sem abastecimento.

Na área afetada é enviada pela adutora Médio Oeste água para a cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu que permanecem com o abastecimento suspenso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) avalia a extensão dos danos e não há previsão de retorno do abastecimento.

Durante a chuva da noite faltou energia elétrica e o abastecimento para as seis cidades foi suspenso. Após o retorno da energia, o operador da Caern foi religar a captação, mas o sistema não mais respondeu em função do deslocamento do flutuante. Um riacho que passa no local acumulou bastante água e também rompeu o acesso às tubulações. A empresa está trabalhando para regularizar o fornecimento de água.