Cerca de 80% dos consumidores mossoroenses pretendem comprar Ovos de Páscoa

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), fez um levantamento de dados na cidade de Mossoró entre os dias 16 e 17 de fevereiro. A pesquisa objetivou identificar o perfil e os hábitos do consumidor na Páscoa deste ano.

Durante o período de coleta de dados, foram entrevistados 505 consumidores, que colaboraram para as “Intenções de Compras para a Páscoa 2016”, título dado à pesquisa.

Para os consumidores que pretendem comprar chocolates, 79,5% intencionam comprar Ovos de Páscoa, seguido por caixas de bombons, com 11,2%; cestas de chocolates, com 5,8%; barras de chocolate, com 1,6%; e 1%, dos entrevistados na pesquisa, pretende adquirir chocolates caseiros.

Após o término das entrevistas, o documento, contendo os dados, foi entregue pelo presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, ao então presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, durante reunião extraordinária da diretoria do Sindvarejo Mossoró.

Dados importantes foram destacados a partir do levantamento realizado, além da compra de chocolates, os consumidores, animados com o período pascoal, também se interessam pela compra de itens do setor de vestuário, com 8,1% dos pesquisados, pelo setor de brinquedos, com 2,7% dos abordados, e pelo setor de calçados, com 1,5% dos entrevistados.

 

– Mais da metade dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50

As porcentagens de gastos estimados para a compra dos presentes são: 51,4% dos consumidores pretendem gastar até R$ 50,00 com produtos; 34,5% intencionam desembolsar entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 10,9% planejam gastos entre R$ 101,00 e R$ 200,00; e o percentual dos consumidores que pretendem gastar mais de R$ 200,00, é de 2,7%.

Ainda a partir do levantamento, os presenteados da Páscoa  deste ano serão os filhos, com 48,2% das intenções; os pais, com 14,8%; os irmãos, com 13,9%; os sobrinhos, com 12,7%; os netos, com 9,3%; os amigos, com 6%; e os afilhados, com 4,5% das pretensões.

Em relação ao consumo de peixes, 81% dos entrevistados na pesquisa, intencionam comprar peixes e crustáceos para a Semana Santa, provocando assim, o aumento do número das vendas no comércio local.