Cerca de 15 mil mossoroenses estão inadimplentes com a Caern

Cerca de 15 mil consumidores mossoroenses estão inadimplentes com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A falta de pagamento, segundo a coordenadora comercial da companhia, Diana Guerra, reflete na redução na arrecadação e, consequentemente, afeta nos investimentos feitos pela empresa para a melhoria do serviço oferecido.

Para reverter esse quadro de inadimplência, a Caern iniciou neste mês a campanha de incentivo à quitação de débitos anteriores a 1º de janeiro deste ano. Para quem pagar o débito à vista, a empresa oferece descontos que variam entre 15 e 25%, conforme critérios estabelecidos na Resolução 038/2015 da Diretoria Colegiada.

O documento também prevê dispensa de juros de mora, multas por atraso e multas regulamentares. Com o incentivo aplicado até nos casos de ligações cortadas ou ramais suprimidos, a Caern pretende regularizar o atendimento aos usuários evitando que os nomes sejam inseridos no Cadastro de Negativados do SPC e Serasa. O prazo para utilização do benefício permanece em vigor até fevereiro de 2016.
Os clientes que possuem apenas ligação de água e pagarem os débitos à vista terão dispensa de juros e multas regulamentares e por impontualidade. Aos que têm débitos contraídos antes de dezembro de 2014, a empresa está concedendo desconto de 15% no valor do débito.

Para os clientes que possuem apenas ligação de esgotos, estes abastecidos por poços tubulares ou com água cortada, mantendo apenas a ligação para coleta de esgotos, e dívidas anteriores a dezembro de 2014, se escolher quitar os débitos à vista, a Caern vai dispensar juros e multas por impontualidade, além dos valores das multas regulamentares. Para esses a empresa está oferecendo também o desconto de 25% sobre o valor do débito.

Consumidores em atraso podem parcelar o débito em até 36 meses

Diana Guerra informa que o consumidor pode optar por parcelar a dívida. Para pagamentos parcelados é exigida uma entrada de 20% do valor da dívida e o restante dividido em até 36 vezes mensais, com isenção de juros e multas por atraso e abatimento de 50% nas multas regulamentares.

Nas tarifas social e popular, considerado o segmento baixa renda, o parcelamento é feito com entrada de 10%, isenção de juros e multas regulamentares ou por atraso. Nos casos de corte ou religação não haverá isenção das taxas previstas de acordo com tabela vigente.

A Caern está disponibilizando equipes de atendimento nos escritórios instalados em todo o Estado com funcionamento nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Há também outra opção para negociação de débitos que são os postos da Caern nas Centrais do Cidadão que atendem durante a semana, de terça a sábado, das 9h às 21h, nas principais cidades do Estado.