Cedae vai propor indenização aos consumidores do Rio após pressão da Defensoria

A Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) se comprometeu a enviar uma proposta de indenização aos consumidores afetados pela crise da água no estado até esta quarta-feira (19).

Representantes da empresa, da Defensoria Pública (DP-RJ), do Ministério Público (MP-RJ) e do governo estadual se reuniram pela quarta vez na última segunda (16) para discutir um possível desconto na conta de água dos usuários.

Desde o início do ano, a água dos moradores do estado do Rio sai das torneiras com mau cheiro, cor e gosto de terra. As alterações são provocadas pela presença da geosmina, uma substância produzida por bactérias presentes na água tratada pela Cedae. A crise no abastecimento aumentou a despesa das famílias que passaram a comprar água mineral.

Na última sexta-feira (14) a defensora pública Patrícia Cardoso Maciel Tavares, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), afirmou que o diálogo com a Cedae não avançou porque há divergências sobre os critérios para definir o valor da indenização.

“A companhia não reconhece a falha na prestação do serviço e considera ainda que a metodologia utilizada para chegar ao percentual de desconto sugerido pelo Nudecon não é a melhor. No entanto, vamos avaliar se existe condição de chegarmos a uma solução extrajudicial o mais rápido possível para indenizar o consumidor do Rio de Janeiro prejudicado com a má prestação de serviço público tão importante e necessário, que é o fornecimento d’água”, destacou.

Segundo a Defensoria, até o momento, o único avanço nas negociações está na forma da indenização, que poderá ocorrer por meio de desconto na conta de água. Os valores que poderão ser aplicados ainda não foram ajustados.