Catilinárias

Polícia Federal também é cultura. Catilinárias, nome dado à operação que investiga o deputado Eduardo Cunha e o ministro Henrique Alves, entre outros, é a designação dos discursos proferidos por Cícero (106-43 a.C.) contra Lúcio Sérgio Catilina (109-62 a.C.), denunciando-o por conspirar contra Roma. Como perguntaria Michel Temer a Dilma Rousseff e vice-versa, neste momento grave e de suspeitas recíprocas: “Qvosque tandem abvtere, Catilina, patientia nostra?”, ou seja, “Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?”.

Leitura
Desafiar o sentimento popular com palavras vazias não é humildade, não é coragem, não é inteligência. É arrogância.

Ortopedistas
O Governo do Estado atrasou o pagamento dos ortopedistas do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, que suspenderam as atividades por tempo indeterminado.

Metrópole
A região metropolitana de Natal pode ganhar mais dois municípios. A Assembleia Legislativa autorizou a inclusão de Arês e Goianinha ao grupo que era formado pela própria Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape e Ielmo Marinho. Falta apenas a sanção do governador Robinson Faria.

Polo
O diretor da Previ, Renato Fernandes, defende a instalação de um polo cloro-químico na região Oeste. O RN, segundo ele, possui sal e calcário em abundância, matérias-primas necessárias para viabilização do projeto.

Navarro
Os professores do curso de direito da UFRN, a Associação dos Juízes Federais, a Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo e a Academia de Letras do RN também divulgam nota em solidariedade ao ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Recesso
Assembleia Legislativa entrará em recesso no período de 23 de dezembro de 2015 a 1º de fevereiro de 2016.

Faixa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propõe a criação de outra faixa de cobrança aos consumidores para cobrir os custos da geração de energia, que ficaria entre as bandeiras verde e vermelha. Presente de fim de ano para os consumidores.

CPC
O “novo” Código de Processo Civil (CPC) será modificado antes de entrar em vigor. Ontem, o Senado aprovou projeto que altera um de seus artigos para restabelecer a análise prévia de recursos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Amarras

O potiguar Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, disse em jantar com os maiores empresários do Brasil que a classe pode ser comparada a um “imenso elefante amarrado pela pata numa estaca fincada no chão”. Nos circos, condicionados pelos treinadores, os gigantes permanecem inertes diante de algo incapaz de conter sua força. Todos nós, a exemplo desses paquidermes, temos amarras psicológicas que nos prendem a determinadas situações que poderiam ser facilmente superadas com um pouco de autoconhecimento.