CARNAVAL – Nutricionista orienta sobre os cuidados com a alimentação

O Carnaval é tempo alegria, mas nesse período de diversão intensa é importante ter alguns cuidados com a alimentação para evitar que a festa não acabe mais cedo. A nutricionista clínica funcional Lia Lorena alerta sobre a importância da alimentação nestes dias e destaca que encarar a maratona de festas sem se alimentar bem é um risco para a saúde.

Segundo a especialista, além de fornecer energia, uma alimentação correta previne uma série de doenças, que podem ser provocadas por comidas sem garantia de procedência ou armazenadas de forma incorreta, como intoxicação alimentar.

Lia Lorena orienta que os foliões não pule nenhuma das refeições diárias. “O período de jejum prolongado pode gerar o catabolismo, ou seja, a perda de massa muscular”, explica. Ela destaca ainda que ao se alimentar na rua é recomendado evitar alimentos que contenham molhos, pois não tem como garantir uma boa qualidade de armazenamento, bem como alimentos gordurosos.

Para a nutricionista, nesse período de folia intensa é importante manter uma alimentação balanceada, dando preferência a alimentos ricos em carboidratos (batata doce, macaxeira, arroz integral, inhame), com baixo teor de gordura, uma boa fonte de proteína magra (frango). Além de frutas e verduras para garantir a disponibilidade de vitaminas e minerais.

Ela destaca ainda que além da alimentação, é fundamental beber bastante líquido para encarar a maratona de festas. “A hidratação principalmente com água é importante para repor os eletrólitos perdidos durante a folia. Os sucos da fruta também proporcionam uma boa hidratação e vitaminas”, explica.