Carnaval em Apodi

Dando continuidade à polêmica em torno da preparação do Carnaval 2016 de Apodi, segue nota na íntegra emitida pelo secretário de Cultura, Alex Peteka. “Caros amigos Apodienses, gostaria de informar que o projeto do Carnaval 2016 em Apodi foi apresentado ao Ministério Público, antes mesmo de ter sua execução iniciada. Para efeito de esclarecimento, gostaria de repassar algumas justificativas.

1. O plano de investimentos dos recursos públicos no carnaval 2016 é menor que nos anos anteriores.

2. Para 2016 planejamos a captação de recursos na área privada, para essa tarefa buscamos empresas especializadas na captação e já temos bons sinalizadores de empresas de grande porte que querem apostar na visibilidade do carnaval de Apodi. Temos como meta custear boa parte dos projetos a serem executados com esses recursos captados.

3. O Carnaval 2016 em Apodi vai apostar em projetos alternativos, valorizando tradições, envolvendo outros grupos culturais, buscando novos atrativos que serão divulgados assim que a programação oficial seja anunciada. 4. As enquetes nas redes sociais visam criar maior interação com a população apodiense e com os foliões que desejam participar da festa em Apodi, funcionando também como forma de marketing promocional do evento. As atrações citadas nas enquetes apresentaram orçamentos prévios que estão numa mesma faixa de investimentos, tudo dentro do orçamento aprovado para a execução do evento. 5. Vale ressaltar que o carnaval de Apodi projeta um público estimado no período da festa de 500 mil pessoas que geram renda para a população. São centenas de imóveis alugados no período para visitantes, milhares de pequenos comerciantes que faturam durante toda a festa, hotéis e pousadas lotados, restaurantes faturando e centenas de outros prestadores de serviços que também faturam com a realização da festa. O investimento no carnaval 2016 foi planejado com todo cuidado, como se vê não se trata apenas de “gastar” com festa, mas também de proporcionar renda para a população num momento tão difícil como esse e de preservar nossas tradições e fortalecer um evento do qual Apodi sempre foi referência na região Oeste e em todo o RN. Atenciosamente, Alex Peteka.”

Torcida
Fica a torcida para que Apodi consiga viabilizar seu carnaval com recursos da iniciativa privada. Num ano de crise generalizada será uma mostra de competência distinta para a região. Minha opinião é a mesma. No nosso pobre Estado, decisões como esta tem muito mais ligação com as pressões políticas do que com a racionalidade.

Preço
Qualquer prefeito que deixar de realizar o Carnaval de Apodi, por mais justo que seja o motivo, o preço a ser pago é bem maior do que o impacto que tais projetos geram de positivo ou negativo em qualquer gestão. Mesmo assim, recorremos ao caso de Areia Branca que deixou de realizar sua tradicional festa por falta de recursos e todos continuam vivendo sem maiores problemas.

Matrículas
O Colégio Mater Christi iniciou sua campanha de matrículas para o ano letivo de 2016. E na campanha, uma lista de conquistas obtidas em nível local, regional, nacional e até mesmo internacional. Centro de excelência em ensino o colégio é referência para o interior do Nordeste.

Ponto
O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública em Pau dos Ferros para que o município instale o registro eletrônico de ponto dos servidores que atuam na área de saúde. A medida ocorre em virtude do descumprimento da jornada de trabalho de médicos, odontólogos, enfermeiros mantidos com recursos da União e vinculados ao SUS.

Prazo
Com pedido de antecipação de tutela, o MPF requer que a Justiça Federal determine um prazo de 60 dias para a instalação do ponto eletrônico, e 30 dias para que os gestores disponibilizem à população as principais informações referentes à rotina de trabalho dos profissionais.

Réveillon
O Hotel Thermas deu início aos preparativos para mais um tradicional réveillon. A festa realizada no parque aquático do Hotel terá buffet com cardápio diversificado e whisky 12 anos, kids club, berçário além da animação de Anderson Lima, Banda Rádio AM, Renata Falcão e banda “Patusco”.

Música
E por falar em Thermas, Alan Jones abre hoje a programação musical da semana que terá ainda Eliabeth Freitas amanhã no palco das piscinas do parque aquático. No sábado será a vez de Ivan Júnior. Segurança, conforto, gastronomia e música são os atrativos das noites do Hotel Thermas sempre com programação das 20h às 23h.