Caos anunciado

A desenfreada queda do nível do rio Piranhas/Açu está deixando a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern em estado de alerta. Equipe técnica da Companhia  destinada a fazer o monitoramento do rio, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, diagnosticou um nível muito baixo. Com esta baixa progressiva fica comprometido o fornecimento de água no Seridó, já que o abastecimento das cidades de Jardim de Piranhas, Caicó e Timbaúba dos Batistas dependem da água deste rio. Na semana passada, a Caern havia intensificado o rodízio, implantando o sistema de 72h nas áreas atendidas. Em Caicó, o açude Itans ainda está complementando o abastecimento. A Caern tem envidado esforços para minimizar os efeitos da estiagem. Neste momento, a população também tem um papel fundamental de economizar, com o intuito de prolongar a vida útil da água ainda disponível. Teremos um ano de 2016 à beira do desespero. Anotem.

Atentado
Momentos antes de fechar a edição de hoje chegava à redação do jornal O Mossoroense a informação de mais um atentado em Paris. Informações preliminares levaram a dezenas de mortos e não havia uma explicação oficial para o ocorrido. Paris tem figurado como terra de elevado risco.

Baraúnas
A diretoria do Baraúnas de Mossoró encaminha os preparativos para a apresentação da comissão técnica que assumirá o comando da equipe para a temporada de 2016. A apresentação ocorrerá às 15h da segunda-feira em solenidade marcada para o Restaurante Tenda. A diretoria tem dado passos certos no período de pré-temporada.

Suporte
A Sesap definiu ontem o Hospital Universitário Onofre Lopes como unidade de referência para o atendimento às crianças com microcefalia, devido à capacidade maior de atendimento do setor de pediatria. Outra definição é a criação da Comissão Especial de Saúde (COES), espécie de gabinete de emergência, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde nestes casos.

Meia maratona
Depois de duas edições em Natal, a Meia Maratona Sesc de Revezamento chega a Mossoró. A prova em formato de circuito está com inscrições abertas até o dia 20 pelo site www.sescrn.com.br. O evento, promovido pelo Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio, acontece dia 28, às 16h30, com largada do Sesc Mossoró.

Dimensão
A 3ª Meia Maratona Sesc de Revezamento contará com até 1.000 participantes e 16 categorias ao todo, incluindo Duplas, Quartetos e Pessoas com Deficiência. Cada atleta da dupla corre 10 km, e cada um do quarteto corre 5 km. Todos os participantes recebem medalhas.

Conscientização
Na próxima terça-feira, 17, o médico Aldo Coutinho irá conscientizar os integrantes da Mizu Cimentos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação será realizada no auditório da própria unidade de Baraúna, a partir das 14h, e será aberta para todos os integrantes, inclusive os terceirizados.

Programação
A palestra constitui a programação do Novembro Azul, campanha criada nacionalmente pelo Instituto Nacional do Câncer José Gomes da Silva (INCA), com intuito de chamar a atenção sobre o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum da doença entre os homens.