Câncer de próstata será tema de palestra dentro da campanha de prevenção à saúde do homem

AREIA BRANCA – Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido porque dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca desenvolverá uma série de ações durante o mês em curso, a cargo de profissionais de saúde ligados ao órgão.

Dentro da campanha do Novembro Azul, nesta terça-feira, 10, às 9h, na Igreja Adventista do 7º Dia do bairro Nossa Senhora dos Navegantes, haverá uma importante palestra com o urologista Thiago Couto, abordando a saúde do homem, mais especificamente sobre o câncer de pênis, testículos e de próstata.

A palestra integra as ações da equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulino de Medeiros, e abrange, além do bairro Navegantes, o público masculino dos conjuntos residenciais IPE e Salinópolis e dos bairros Nossa Senhora da Conceição, Dom Bosco, Ilha, Cohab, Somoban, Projeto Crescer, Pastor Jocelino Cavalcante e áreas adjacentes.

CARTILHA
Diante da importância da temática, a Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo Saúde do Homem, lançou uma cartilha intitulada “Homem que se cuida, não perde o melhor da vida”, dedicada ao Novembro Azul.

A cartilha contém informações detalhadas sobre estatísticas de casos de câncer de próstata no Brasil, além de orientar sobre formas de prevenção à doença. E ainda, orientações para quem vai realizar o exame antígeno prostático específico (PSA), feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.