Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o fim do mês

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Semarh) intensifica as ações da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A meta da iniciativa é imunizar cerca de oito mil bovinos e bubalinos até o dia 30 deste mês, quando encerra a campanha.

Neste semana, pela menos 27 comunidades rurais e projetos de assentamento receberão as visitas das equipes de imunização. O pedido prévio das equipes é que o criador prenda o seu rebanho um dia antes, como garantia de que nenhum animal deixará de ser vacinado.

“Nós entramos em contato antes pedindo que o criador prenda seus animais antes da equipe chegar para a vacinação”, informa o secretário Rondinelli Carlos, titular da Semarh. O objetivo da secretaria é visitar até o final do mês 133 localidades rurais do município.

Para a campanha estão sendo investidos mais de R$ 90 mil com a compra das vacinas e demais equipamentos, transporte das quatro equipes e pagamento dos vacinadores.

Além da vacinação, a Prefeitura fica responsável, também, pela emissão da Declaração de Animal Vacinado. Esse documento permite ao criador retirar no Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), o Guia de Trânsito Animal (GTA), viabilizando ao proprietário o transporte e comercialização legal do animal.