Campanha de conscientização no trânsito mobilizará semana na cidade de Baraúna

BARAÚNA – Município com registro de muitos acidentes de trânsito, Baraúna terá uma semana com vasta programação dedicada à conscientização e adoção de práticas que minimizem o risco de novos casos.

A campanha cidadã foi idealizada por Niéliton Sandson e Magda Dara, coordenadores da ação que mobiliza cerca de dez pessoas com o apoio dos vereadores Flávio Matias e Divanize Oliveira, além do vice-prefeito Edson Barbosa.

“Diante de tantos acidentes que existiam e nada era feito tivemos a iniciativa de pensar um projeto para conscientizar as pessoas quanto as medidas que devem ser tomadas. Pedimos ajuda à prefeitura que não deu atenção ao projeto, mas mesmo diante da recursa conseguimos viabilizar o projeto”, destaca Niéliton Sandson um dos coordenadores.

A campanha será aberta às 9h de hoje com flash moob em frente ao Mercado Central, local onde será realizada uma mobilização com adesivagem e panfletagem, além da ação de equipes que atuarão com orientação aos motociclistas e proprietários de veículos.

“A mesma atividade será repetida no domingo quando uma equipe do Samu realizará uma simulação que orientará as pessoas como agir em caso de acidente”, reforça o coordenador.

No decorrer da semana, de segunda a sexta-feira, a programação ocorrerá na praça Emídio Gama com a realização de palestras encabeçadas por autoridades de diversos segmentos.

Segundo Niéliton Sandson, foram convidados palestrantes da Polícia Rodoviária Federal, do Setor de Educação no Trânsito do Detran, que participará com sua equipe de teatro, além de equipe do Proerd e professores do município que atuam com programas específicos para as crianças.

“Vamos apresentar depoimento de familiares que perderam entes em acidentes, veiculação de propaganda de educação no trânsito e sorteio de capacetes para a população, como forma de incrementar a programação”, conclui Niéliton.