Campanha da Conciliação Nacional terá início na próxima semana

Na próxima semana terá início a Campanha da Conciliação Nacional, que começa na próxima terça-feira e se estende até a Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá de 23 a 27 de novembro. Neste ano, a iniciativa tem como tema “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

Para discutir a realização e execução dos trabalhos referentes à Campanha, a juíza aposentada Lindalva Medeiros, que é conciliadora voluntária no Centro de Conciliação do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), se reuniu com o juiz auxiliar da presidência do TJRN, Seráphico Nóbrega, e o secretário-geral Fernando Jales nesta semana.

Segundo a juíza Lindalva Medeiros, diferente das edições anteriores, o Núcleo de Conciliação do 2º Grau vai realizar o mutirão em separado, ou seja, somente os processos em grau de recursos serão apreciados no evento. Para a Semana Nacional da Conciliação, estão pautados 480 processos, que foram previamente solicitados aos gabinetes dos desembargadores e que estavam totalmente aptos para serem inseridos em pauta.

De acordo com a magistrada, “conciliar no 2º grau é mudar toda uma cultura. É pacificar, é dar-se as mãos. Enfim, é o caminho mais curto para se promover o direito com equidade e justiça entre as pessoas”.

Lindalva Medeiros disse que cinco conciliadores auxiliarão nos trabalhos e os advogados serão convocados, por meio do Diário da Justiça Eletrônico, para se fazerem presentes ao evento. A conciliadora ressalta que, em consequência do excessivo volume de processos, a Conciliação do 2º grau vai funcionar durante todo o mês de novembro, no período da manhã e da tarde, culminando os trabalhos na última semana do mês.