sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioBrasilCâmara prepara "saída Brazão” para tirar mandato de Eduardo Bolsonaro

Câmara prepara “saída Brazão” para tirar mandato de Eduardo Bolsonaro

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pretende levar em “banho-maria” o caso de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A ideia é esticar a corda e tomar uma decisão apenas quando não houver mais jeito de preservar o mandato dele.

Fontes relataram à CNN que não há intenção do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de priorizar qualquer mudança no regimento, como tenta a oposição.

 

Por outro lado, Motta também não atuará para que a perda do mandato seja acelerada ou deliberada de afogadilho.

A intenção da Mesa é trazer uma definição apenas quando a Constituição Federal obrigar a Câmara a agir.

 

O modelo defendido pelos parlamentares é exatamente o mesmo que ocorreu com o então deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), réu pelo assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

 

O ex-deputado seguiu no cargo até abril deste ano e, apesar de ter sido cassado pelo Conselho de Ética, não teve a decisão referendada pelo plenário.

Coube então, à Mesa Diretora, declarar a perda do mandato de Brazão por falta. Isso após ele “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertence”.

 

Segundo interlocutores, se a Câmara seguir o mesmo modelo, o mandato de Eduardo Bolsonaro poderia ser estendido até o fim do ano, ao levar em consideração as faltas permitidas, as sessões não deliberativas e até mesmo algumas reuniões em que o parlamentar poderia votar de forma remota.

 

Até lá, a expectativa da Câmara é que uma alternativa seja encontrada pelo PL ou o deputado resolva voltar ao Brasil. Além disso, mesmo que Eduardo Bolsonaro venha a ter a declaração de perda de mandato, ele não seria cassado, permitindo ao parlamentar disputar as próximas eleições.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes