sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioPolíciaCâmara dos Deputados revoga norma do Conanda sobre aborto legal de menores;...

Câmara dos Deputados revoga norma do Conanda sobre aborto legal de menores; Veja como votou a bancada do RN


Por 317 votos a 111, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que anula a Resolução nº 258 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A medida derruba as diretrizes que regulamentavam o acompanhamento de crianças e adolescentes em casos de aborto legal.

 

A resolução do Conanda previa que meninas vítimas de estupro ou em outras situações previstas em lei deveriam ser acompanhadas por profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, passando também por escuta especializada ao longo de todo o processo.

 

Votação dos deputados do RN

 

Entre os parlamentares do Rio Grande do Norte, votaram a favor do PDL os deputados Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL), Robinson Faria (PP) e Benes Leocádio (União Brasil).

Os únicos votos contrários foram dos petistas Fernando Mineiro e Natália Bonavides.

Já o deputado João Maia (PP) não participou da votação.

 

Contexto

 

No Brasil, o aborto é legalmente permitido em três situações: quando a gestação resulta de estupro, quando há risco de morte para a gestante, ou em casos de anencefalia fetal.

 

A revogação da norma do Conanda tem sido criticada por entidades de direitos humanos e movimentos de defesa da infância, que consideram a decisão um retrocesso na proteção de meninas vítimas de violência sexual.

 

Segundo especialistas, a resolução não tratava de ampliar o acesso ao aborto, mas de garantir acolhimento, segurança e acompanhamento especializado às vítimas durante o procedimento, conforme previsto na legislação brasileira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes