Caern intensifica ações de cobrança e negativação de contas em atraso

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está intensificando as ações de cobrança e negativação de clientes que estejam com suas contas em atraso. A etapa de negativação sucede a campanha de negociação de débitos, que se encerrou no dia 29 de fevereiro.

A medida, segundo explica o gerente comercial da companhia, Marinaldo Pereira, tem como objetivo reduzir a inadimplência e dessa forma diminuir as pressões por revisões tarifárias. O nível e inadimplência é um dos itens que mais impactam no reajuste das tarifas.

De acordo com Marinaldo, nos próximos meses a Caern deve negativar 56 mil clientes que estão com faturas em atraso. Isso representa uma soma de R$ 13 milhões entre os consumidores ativos.

A inscrição do nome do usuário no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) se dá independente da possibilidade de corte no fornecimento. Com 30 dias de atraso no pagamento da fatura, o consumidor já pode ser negativado e ter o fornecimento do serviço suspenso.

No decorrer desse prazo, o usuário também recebe um aviso de débito, que é enviado a qualquer momento após um dia de atraso. Como última tentativa de evitar o corte e a negativação, a Caern também pode fazer junto ao consumidor uma visita de cobrança.

Marinaldo explica que a não ocorrência dessa visita de cobrança não exclui a possibilidade de corte, se a conta ultrapassar os 30 dias de atraso.

O gerente comercial também lembra que, uma vez regularizado o débito, a negativação do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito é excluída em até 48 horas.

NEGOCIAÇÃO – Os clientes que se encontram em débito com a Companhia podem procurar os escritórios das Caern para negociar as contas em atraso.