Bubalinos

A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto de Defesa e Inspeção Animal do RN divulgam a pretensão de vacinar oito mil bovinos e bubalinos contra a febre aftosa em nosso amado torrão, até o final de novembro. Bubalino? Puta merda, que diabo é isso? Fui ao dicionário, avô dos burros. Achei no Aurélio, porque o Houaiss é tão tapado quanto eu em termos bubalísticos, e o bom velhinho me disse que são animais da espécie dos búfalos. Impressionado, reforcei a pesquisa no Google, o novo pai dos burros, para confirmar que a “bubalinocultura” é realmente a criação de búfalo, na qual se destaca Mossoró com um rebanho gigantesco, mirabolante, tão grande, tão enorme, tão mega, tão ultra, tão súper, que já não se sabe quem é boi e quem é búfalo nos currais do Palácio da Resistência. “Eh, ôô, vida de búfalo/ Povo marcado, ê/ Povo feliz”. Viva Zé Ramalho!

Enade
Mais de 551 mil alunos de ensino superior se submetem hoje ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015. Com duração de quatro horas, as provas começam ao meio-dia, em nossa região.

Emendas
A Câmara pode votar esta semana as emendas ao Orçamento municipal. A polêmica fica por conta das chamadas “emendas impositivas”, que, segundo a lei, devem corresponder a 2% das receitas, dando a cada vereador o direito de indicar o destino de aproximadamente R$ 439 mil.

Guerra
O Conselho de Segurança das ONU editou resolução autorizando os países que quiserem e puderem a utilizar “todas as medidas necessárias” para abater o Estado Islâmico. O problema é que o grupo terrorista não está geograficamente situado no Oriente Médio. O fanatismo impregnou o espírito de vários europeus que, em nome de Ala, matam seus próprios conterrâneos.

Zero
A Prefeitura de Mossoró é zero em transparência. Intriga de oposicionistas raivosos que se infiltraram na Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo politiquento de manipular os resultados da Escala Brasil Transparente (EBT).

Entendimento
O homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, 76, defendeu em entrevista à Folha de S.Paulo que a solução dos problemas nacionais passa pelo diálogo entre os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. E Dilma não precisa participar da conversa? Vão já dizer que bilionário é machista.

Reencarnação
Rodolfo Fernandes reencarnou! A descoberta vem rendendo orações e homenagens na casa que o ex-prefeito fez de trincheira para combater o bando de Lampião.

TERNURA

Depois de batizado em alto-mar,
Vez em quando despenco no abstrato
Em que mergulho só pra respirar
A perfeita ilusão do amor barato.
Quem olha o rosto não o reconhece
– Ninguém o vê, ninguém sabe de mim –
Entre os balcões do velho botequim
Onde depois da noite é que anoitece.
Nem mesmo aos copos sobra meu reflexo
Que se turva entre o malte e o puro sexo
Das santas habitantes desses mares.
Elas oram por nós, por sermos ternos,
Nos pecados à sombra dos altares,
Nas virtudes à luz de alguns infernos.