Brasil tem quase 200 cidades com umidade igual ou menor que a do Saara

O país está coberto de fumaça, vive a sua pior e mais extensa seca. A consequência disso é que fica difícil de respirar. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 200 cidades pelo país registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara. (Veja abaixo a situação na sua cidade)

 

➡️ Os dados são deste domingo (8) porque a umidade relativa do ar vai diminuindo ao longo do dia, conforme as temperaturas vão subindo à tarde, quando chega aos menores níveis.

 

Segundo a análise das estações do Inmet, os piores índices de umidade do ar foram registrados em cidades no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove cidades registraram índices menores do que 10%.

 

Com isso, as cidades chegaram perto de registrar a umidade do ar como a do Atacama, no Chile, considerado o deserto mais seco do mundo, onde a taxa é de 5%.

 

Outras dezenas de cidades registraram índices até 20% — o que é considerado muito abaixo do recomendado para a saúde.

 

Para se ter uma noção, no deserto do Saara, no norte da África, a umidade do ar máxima é de 20%.

A medição é feita pelas estações de monitoramento do Inmet, que estão em todas as regiões do país, mas não cobrem todos os municípios do Brasil (veja abaixo a lista de cidades).

Deixe um comentário