Brasil deve gerar 112 mil vagas para estagiário e aprendiz até o final do mês

Números do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) dão conta que, até o final de março, serão abertas cerca de 112 mil vagas para estagiário e aprendiz em todo o Brasil. Em Mossoró, o cenário beneficia jovens que apostam na qualificação profissional na hora de buscar a primeira oportunidade de emprego no mercado de trabalho.

“A retomada no crescimento das empresas é um dos principais fatores para a abertura de novas vagas. As instituições, sejam públicas ou privadas, estão apostando em novos talentos, na inovação e ousadia características dos jovens, e quem estiver estar preparado, qualificado, sairá na frente no processo”, avalia Fernanda Lopes, supervisora da unidade do Ciee Mossoró.

Diferencial

As estudantes Elizabeth Alves e Érika Juliana, aprenderam, na prática, o quanto a qualificação pode fazer a diferença para quem busca uma vaga. Elas trabalham como aprendizes no Centro de Oncologia de Mossoró e são alunas da unidade local do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), que atua na qualificação profissional de jovens a partir dos 11 anos de idade.

De acordo com Érika, que é aluna do curso de Atendente de Farmácia e atua no setor de rouparia do Centro de Oncologia, além do encaminhamento para a seleção, a qualificação foi determinante no processo seletivo.

“Foi a oportunidade que precisava. Através da qualificação consegui me sair bem na seleção e agora estou trabalhando. Eu me senti mais preparada e segura. Agora posso pagar meu curso e ajudar minha família, que é muito carente. Estou muito feliz”, comenta a estudante.

Para Elizabeth Alves, aluna do curso de Assistente Administrativo do Cebrac, que já havia atuado no mercado como recepcionista, a vaga como aprendiz é mais que uma oportunidade de voltar ao mercado. Ela quer aproveitar para buscar efetivação após o fim do processo, que tem duração de um ano e meio.

“Estou muito satisfeita por voltar a trabalhar. Faço o curso há um ano e isso me ajudou muito quando fui concorrer à vaga. Agora é trabalhar bem para continuar atuando na empresa, e, quem sabe, ser efetivada”, frisa.

Reaquecimento

Para a gestora do Cebrac Mossoró, Renata Brito, o momento de reaquecimento da economia tende a favorecer novas contratações. Seja para renovação dos quadros ou preenchimento de vagas deixadas por estagiários que foram efetivados. Segundo ela, ter foco na párea de atuação e estar preparado fará a diferença para aqueles que buscam as seleções.

“O mercado oferece oportunidades e a expectativa é de que continue assim nos próximos meses. Mas, para conquistá-las, é preciso estar qualificado. Este será o grande diferencial para a conquista da vaga”, alerta.