sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilBrasil anuncia redução no desmatamento da Amazônia com a menor taxa em...

Brasil anuncia redução no desmatamento da Amazônia com a menor taxa em 11 anos

A área desmatada na Amazônia foi de 5.796 km² entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

➡️ O número representa uma queda de 11% no índice de desmatamento com relação aos 12 meses anteriores. Em 2024, o número havia sido de 6.288 km². (Veja o gráfico abaixo)

 

A queda na taxa ocorreu em um cenário desafiador para a Amazônia, que viveu o ano com maior número de queimadas em 20 anos.

 

📈 Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), considerado o mais preciso para medir as taxas anuais. Ele é diferente do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mostra os alertas mensais – e que já sinalizava quedas na devastação nos últimos meses e no último ano.

O anúncio foi feito em uma coletiva em Brasília há pouco menos de duas semanas para a COP30 é uma boa notícia para o governo Lula, que quer apresentar no evento o Fundo Tropical das Florestas (TFFF), que é um fundo de financiamento para a proteção de florestas florestais, o que inclui a Amazônia.

 

Queda no desmatamento entre os estados

A redução vem de uma sequência de quedas no desmatamento nos estados em que há vegetação amazônica. Veja abaixo:

 

Tocantins: 62,5%

Amapá: 48,15%

Roraima: 37,39%

Rondônia: 33,61%

Acre: 27,62%

Maranhão: 26,06

Amazonas: 16,93

Pará: 12,40%

O único estado houve alta foi o Mato Grosso, com um aumento de 26,05%.

 

Desmatamento no Cerrado segue em alta

O desmatamento no Cerrado somou 7.235 km² entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados do Prodes Cerrado, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa uma queda de 11% no desmatamento do bioma.

 

O Cerrado, segundo o Inpe, segue como o bioma mais pressionado pela expansão agropecuária e pela abertura de novas áreas de cultivo. O bioma é considerado crucial para o equilíbrio climático e a conservação dos recursos hídricos do país.

 

Apesar disso, o cenário apresentado neste balanço anual é a com a menor taxa em cinco anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes