segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioPolíticaBolsonaro veta projeto que suspendia despejos na pandemia

Bolsonaro veta projeto que suspendia despejos na pandemia

O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado que suspendia a realização de despejos até o dia 31 de dezembro deste ano, em função da pandemia de covid-19.

O texto proibia o cumprimento de ordem judicial, extrajudicial ou administrativa de despejos de moradias urbanas e de imóveis usados para o trabalho individual ou familiar que tivessem sido ocupados antes de 31 de março deste ano.

O veto de Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (05/08). Agora, os deputados e senadores irão avaliar se derrubam ou mantém o veto.

Um dos argumentos do presidente para vetar o texto foi que o decreto de calamidade pública sobre a pandemia expirou em 31 de dezembro do ano passado.

A Secretaria Geral da Presidência da República também informou em nota que o veto teve o objetivo de “manter a estabilidade nas relações locatícias e assegurar o direito fundamental à propriedade”, e que a suspensão dos despejos até o final do ano poderia gerar prejuízos e “daria um salvo conduto para os ocupantes irregulares de imóveis públicos, frequentemente, com caráter de má fé, que já se arrastam em discussões judiciais por anos”.

O órgão também afirmou que a suspensão dos despejos afetaria famílias que adquiriram imóveis para usá-los como fonte de renda, e poderia gerar um “ciclo vicioso, pois mais famílias ficariam sem fonte de renda e necessitariam ocupar terras ou atrasar pagamentos de aluguéis”.

O veto foi criticado por membros da oposição. O deputado José Guimarães (PT-CE), vice-presidente nacional do PT, escreveu no Twitter que Bolsonaro “quer colocar em risco centenas de família em plena pandemia”.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), afirmou no Twitter: “Enquanto o número de pessoas em situação de rua aumenta estrondosamente no país, a preocupação dele é com a ocupação de imóveis públicos! Revoltante! Vamos trabalhar p/ derrubar este veto!”

DW

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes