terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioBrasilBolsonaro sanciona lei que determina prazo indeterminado para receitas médicas

Bolsonaro sanciona lei que determina prazo indeterminado para receitas médicas

Regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos

Bolsonaro vetou um trecho que autorizava a retirada do medicamento por terceiros, sem a presença do titular da receita

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira, 27, o Projeto de Lei 848/2020, que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. O projeto foi originário da Câmara dos Deputados e aprovado no Senado no início de julho. A sanção será publicada no Diário Oficial da União de amanhã. As regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos.

Bolsonaro vetou um trecho que autorizava a retirada do medicamento por terceiros, sem a presença do titular da receita, com a apresentação de uma declaração. Na justificativa para o veto, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que “o dispositivo cria uma exigência que poderá vir a ser estendida a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento nas farmácias”.

Na última sexta-feira, 24, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou orientações que proíbem a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquinahidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina. Segundo a agência, no entanto, a lista poderá ser revista para a inclusão de novos medicamentos, se necessário. O objetivo da norma é impedir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos para o combate à infecção pelo coronavírus, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da doença.

Fonte Jovem Pan

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes