Beto Rosado discute exploração de petróleo em Mossoró

O deputado federal Beto Rosado (PP-RN), presidente da Frente Parlamentar Mista do Petróleo e Gás da Câmara dos Deputados, promove audiência pública sobre a abertura da exploração dos poços maduros da Petrobras para a iniciativa privada, hoje, às 15h, no plenário da Câmara de Mossoró.

O deputado afirma que os campos maduros deixaram de ser interessantes para a companhia, pois produzem numa escala menor, se comparados à exploração do pré-sal. O resultado é a desativação da maioria deles, prejudicando a economia dos estados em que estão presentes. Estima-se que o setor demitiu mais de 12 mil trabalhadores nos últimos anos somente no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Petróleo e Gás (ABPIP), os 135 mil barris produzidos por dia em campos maduros poderiam dobrar num prazo de 3 a 5 anos caso fossem repassados para operadores privados de forma distribuída. Isso porque o mercado funciona muito melhor quando existe competição, gerando impactos positivos sobre toda a economia.

Especialistas, professores universitários, estudantes, sindicalistas, empresários do setor, vereadores e a população em geral estão convidados a participar. A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás já confirmou participação.