Benômia Rebouças deixa legado de luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Ativista na luta pela defesa dos deficientes e por mais inclusão social, Benômia Maria Rebouças, 44, faleceu na noite da última quinta-feira, 12, em João Pessoa (PB). Ela foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Natural de Boa Viagem (CE), Benômia Maria nasceu com “Osteogênes Imperfecta”, também chamada de Ossos de Cristal, e por isso nunca andou. No entanto, as limitações não foram empecilhos para conquistar seus objetivos. Pelo contrário, Benômia usou da sua condição para se engajar de lutas a favor do direito das pessoas com deficiência.
Formada em pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e com pós-graduação em Direitos Humanos, Benômia Maria era servidora estadual e atuava na área de Educação Inclusiva.
Benômia Maria era ativista do Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e era presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência em Mossoró. Benômia sempre cobrou a garantir dos direitos das pessoas com deficiência, como acessibilidade em todos os locais do município, melhor mobilidade urbana e mais inclusão social.