sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioPolíticaBancada Federal do RN inicia discussão para emendas do orçamento 2026

Bancada Federal do RN inicia discussão para emendas do orçamento 2026

A bancada federal do Rio Grande do Norte (RN) iniciou nesta segunda-feira (10) as discussões para a destinação das emendas parlamentares do Orçamento Geral da União (OGU) de 2026. A reunião de consulta pública foi aberta para receber propostas de instituições e do poder público, visando direcionar a fatia do estado, estimada em aproximadamente R$ 959,8 milhões entre emendas individuais e de bancada.

O encontro foi liderado pelo coordenador da bancada, deputado federal Robinson Faria (PP). Ele detalhou o processo de deliberação:

“Esse ano vamos aqui mais uma vez reunir, como estamos agora aqui reunidos, com toda a sociedade civil, com poder público, entidades, filantrópicas, para que a bancada possa ouvir quais são as demandas de cada uma delas. E depois, numa reunião posterior em Brasília, numa reunião fechada, devemos deliberar quais serão as emendas de caráter consensual e que cada deputado tenha a sua emenda individual e livre escolha para onde destinar para os municípios e entidades”, afirmou Robinson Faria.

Presenças e Ausências na Reunião

A Secretária Estadual de Planejamento, Virgínia Ferreira, representou a governadora Fátima Bezerra (PT) e apresentou as prioridades do Governo do RN. As propostas estaduais somam R$ 179,1 milhões e estão focadas em projetos estratégicos como a Estrada da Produção e a Segurança Hídrica (dessalinização e poços tubulares).

A vice-prefeita Joanna Guerra representou o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), que estava em Brasília.

O senador Rogério Marinho (PL) foi a ausência notável da reunião. Segundo a assessoria, ele permaneceu em Brasília para acompanhar os trabalhos da CPMI do INSS. A reunião contou ainda com a participação de entidades como a FIERN, que apresentou propostas de infraestrutura, como o acesso ao Terminal Pesqueiro de Natal.

Próximos Passos

As emendas de bancada do RN serão negociadas e incluídas no Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLN 15/2025), que deve ser votado no Congresso Nacional até dezembro.

*Com informações de Tribuna do Norte e Diário do RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes