segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioPolíticaAutor de projeto do aborto, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), diz que presidente...

Autor de projeto do aborto, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), diz que presidente Lula “não sabe falar sobre vida”

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do projeto de lei que iguala a pena do aborto feito após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, respondeu, neste domingo 16, aos comentários críticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a proposta.

“O presidente Lula não entende nada dos valores da defesa da vida. O que ele entende mesmo é de aborto”, afirmou Sóstenes em publicação nas redes sociais.

Em entrevista a jornalistas na Itália, durante a cúpula do G7 no sábado 15, Lula fez referência à possibilidade de uma vítima de estupro receber uma pena maior do que o estuprador, como poderia ocorrer segundo o projeto em análise.

 

“Acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher com uma pena maior do que o crime que cometeu o estupro. É, no mínimo, uma insanidade”, declarou Lula.

 

Sóstenes rebateu as declarações do presidente: “Lula, insanidade é você fazer uma afirmação irresponsável dessas. Você já foi deputado federal, você sabe o que é técnica legislativa”, disse o deputado.

O parlamentar explicou que o projeto, criticado pelo governo, trata “da vida” e da proteção dos bebês. “Não se trata de estupradores”, acrescentou. Ele reiterou seu apoio ao aumento da pena para estupradores e desafiou Lula a apoiar a votação de alguma das mais de 70 propostas em tramitação no Congresso sobre o tema.

 

“Eu quero ver se o seu partido vai apoiar um aumento de pena de 30 anos para estupradores”, desafiou. “Eu quero que a pena para estupradores seja de 30 anos.”

Sóstenes também respondeu a outra afirmação de Lula no sábado, quando o presidente afirmou que “não é sério quando alguém apresenta uma proposta onde uma vítima é punida com mais rigor do que o estuprador”.

 

“Quem não é sério é você [Lula]. Eu jamais colocaria uma pena maior para a vítima do que para quem comete o crime. Você é um irresponsável. legislando sobre a vida”, concluiu o deputado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA