Aulas presenciais da Ufersa retornam no dia 17 de janeiro

Para o retorno, toda a comunidade acadêmica deve apresentar comprovante de vacinação com as duas doses da vacina e, em casos específicos, comprovando a dose única.

As aulas presenciais nos quatro campi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no dia 17 de janeiro, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da instituição. A decisão foi aprovada na última segunda-feira, 06 de dezembro, depois de amplamente debatida na 3ª reunião extraordinária do Conselho que durou mais de 7 horas.

O CONSEPE também aprovou as diretrizes para a retomada do ensino presencial de forma gradual e segura nos cursos de graduação da Ufersa. A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, enfatizou o empenho da comunidade acadêmica durante a discussão do assunto, e adiantou que a gestão irá trabalhar para promover o retorno presencial com toda segurança.

“Quero agradecer o empenho da comunidade acadêmica na discussão da normativa e no comprometimento que teve para esse retorno. Já estamos trabalhando avidamente junto ao Comitê de Biossegurança para que todas as questões de segurança com relação aos cuidados com a saúde sejam atendidas”, antecipoua reitora.

Entre os principais pontos aprovados ficou decidido que as aulas e atividades didático/pedagógicas deverão ser ofertados em uma dessas modalidades: presencial, não presencial ou a combinação das atividades presenciais e não presenciais, mediante uso de tecnologias da informação e comunicação. Quanto ao número de estudantes nas turmas não deve ultrapassar a capacidade do espaço físico.

“Poderão realizar atividades de forma não presencial ou mediante combinação das atividades presenciais e não presenciais, respeitando-se as especificidades das práticas pedagógicas de cada área do conhecimento”, adiantou a pró-reitora de graduação (PROGRAD), professora Kátia Cilene.

Além disso, ficou determinado que a reorganização dos espaços físicos para as atividades presenciais dos cursos de graduação serão feitas pela PROGRAD e os Centros, segundo as normas estabelecidas pelo Comitê Permanente de Biossegurança, incluindo possíveis ambientes de estudo para os discentes que estejam matriculados em disciplinas presenciais e não presenciais no mesmo dia.

Um ponto importante é que para o acesso aos espaços físicos será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação válido e atualizado que comprove, no mínimo, duas doses de vacina ou dose única nos casos específicos. As atividades de acolhimento, realizadas pela pró-reitorias de graduação e assistência estudantil (PROGRADE E PROAE), devem organizar atividades de acolhimento que envolva a promoção de diálogos, trocas de experiências sobre o período pandêmico vivido, considerando as diferentes percepções e a promoção do bem-estar físico, mental e social dos discentes e dos profissionais da educação.

“Em decorrência da quantidade de casos de Covid-19 que ainda são registrados, tínhamos a expectativa de prorrogar um pouco mais o retorno das aulas presenciais, mas a comunidade decidiu manter o calendário acadêmico que já estava aprovado para o retorno no dia 17 de janeiro”, lembrou a reitora Ludimilla Oliveira.

Deixe um comentário