Aulas da Uern serão retomadas na segunda-feira com reposições aos sábados

As aulas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) serão retomadas na próxima segunda-feira, com a inclusão de sábados letivos no semestre 2015.1. O cronograma de aulas do calendário universitário foi definido ontem, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Conforme o calendário aprovado, o semestre 2015.1 retoma no dia 26 de outubro e termina no dia 30 de dezembro. Já as aulas do semestre 2015.2 começam no dia 11 de fevereiro de 2016 finalizando em 17 de junho de 2016.

Definido do modo acima, o calendário universitário permite o período de férias em janeiro, um dos pontos mais discutidos por professores e estudantes com assento no Conselho. Para possibilitar as férias neste período, sem prejuízo ao número de dias letivos, o Consep aprovou a reposição de aulas aos sábado. Assim, os sábados letivos e não letivos ficarão intercalados.

O Consepe determinou ainda que na primeira semana de aulas do semestre 2015.1 não poderá haver nenhuma atividade avaliativa como provas ou qualquer outro trabalho acadêmico. “As avaliações nessa primeira semana não seriam adequadas pedagogicamente, já que os discentes ficaram muito tempo sem um contato mais próximo com o conteúdo das disciplinas”, frisou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares.