Audiência do engodo

O setor de comunicação da Câmara Municipal de Mossoró não havia sido comunicado, até o final do expediente de sexta, sobre o cancelamento da audiência pública marcada para segunda-feira, com o objetivo formal de debater a proposta de a prefeitura receber royalties antecipados da Petrobras. Essa audiência nunca passou de engodo, e, se o propósito era ludibriar os opositores da ideia, a aprovação do projeto pela Bancada do Óleo, em regime de urgência urgente muito mais que urgentíssima, tirou-lhe qualquer sombra de sentido. Agora, Inês é defunta por morte matada, restando esperar que a construção do oleoduto entre os palácios da Resistência e Rodolfo Fernandes conclua-se e renda frutos já em 2016, com a graça da “estauta” de Santa Luzia. Amém!

Homofobia
A organização não-governamental Transgender Europe (TGEU), que defende os direitos das pessoas transgêneras, revela que o Brasil é o País onde mais se matam travestis e transexuais, contando 604 homicídios de janeiro de 2008 a março de 2014.

Reflexo
A postura de fiscalização adotada pelos vereadores oposicionistas contagia a população. Seja nas entrevistas dos integrantes desse pequeno grupo na mídia convencional ou em postagens nas redes sociais, percebe-se que o mossoroense interage e se associa às críticas e cobranças.

Chapa 10
Os advogados escolherão seus representantes amanhã. Em Mossoró, o favoritismo é da Chapa 10, encabeçada por Canindé Maia, graças ao apoio dos principais líderes da advocacia local e de um marketing muito bem-elaborado.

Chapa 20
A Chapa 20, de Denys Tavares, chega à reta final esbanjando otimismo, apesar do lançamento tardio e dos desacertos dos marqueteiros. O último evento, por exemplo, foi a “Feijoada da Virada”, título que atribui vantagem ao oponente.

Importante
Seja qual for o resultado, a subseccional da OAB estará em excelentes mãos, pois ambos os candidatos são homens de bem e gestores competentes, com equipes que podem fazer muito pelo progresso da advocacia.

Reforma
O vereador Genivan Vale apresentou requerimento solicitando estudo de viabilidade técnica para reforma da Praça dos Seresteiros. O espaço, que foi importante área cultural no centro da cidade, está abandonado há anos, por um motivo curioso: situar-se nas imediações do jornal O Mossoroense.

Na dúvida
A presunção de inocência é ficção jurídica. Na prática, prevalece o raciocínio de que, na dúvida, foda-se o réu. Não à toa, conforme dados do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), 75% dos acusados de tráfico aguardam julgamento na cadeia. Desses, 55% terminam inocentados. Do total dos presos, 97% não têm assistência jurídica no momento da prisão.

França
O terrorismo é fruto da ignorância, a pior e mais antiga doença que afeta a humanidade.

LUGAR NENHUM

He’s a real nowhere man…
(The Beatles)

Hoje! Quero partir hoje à noitinha.
Guia-me a estrela guia dos meus sonhos
Pela sombra que assombra e desalinha
Meus passos por espaços enfadonhos.

Destino? Nem Deus sabe o tal destino,
De próprio que meu próprio descaminho
Roda, roda, na roda de um moinho
E cai tonto num tonto desatino.

Assim, aonde vou é onde estou
Nos olhos com que olho o firmamento,
O mundo que no mundo se largou.

Fico aqui, sempre aqui, um vivo morto
Indo e vindo nos ventos que invento,
Pois cada porto é sempre o mesmo porto.