domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioBrasilAudiência de conciliação sobre o decreto do IOF termina sem acordo entre...

Audiência de conciliação sobre o decreto do IOF termina sem acordo entre governo e Congresso

Audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) terminou sem acordo entre os representantes do governo federal, do Congresso Nacional e dos partidos autores das ações que questionam a medida.

 

Sem acordo, a decisão agora sobre manter o decreto presidencial de Lula cabe ao relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.

 

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (15), na sala de audiências do STF, sob a presidência de Moraes.

 

Participaram do encontro representantes da Procuradoria-Geral da República, da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Fazenda, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e dos partidos autores das ações.

 

De acordo com o termo oficial da audiência, Moraes expôs os pontos centrais da controvérsia e abriu espaço para manifestação das partes. Tanto o Executivo quanto o Congresso mantiveram as posições já apresentadas nos autos. Os partidos PL e PSOL também reiteraram os pedidos para que o STF declare a inconstitucionalidade do decreto que majorou o IOF.

 

A representante do Senado, Gabrielle Tatith Pereira, chegou a solicitar mais prazo para negociações, mas, diante da suspensão liminar do decreto presidencial, prevaleceu o entendimento de que a via judicial seria o caminho mais adequado para resolver o impasse.

 

“Apesar da importância do diálogo e da iniciativa dessa audiência, preferimos aguardar a decisão judicial”, disseram os representantes, segundo o termo da reunião.

 

O ministro Alexandre de Moraes, então, determinou a remessa dos autos para decisão final. Não foi agendada nova audiência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes