Atraso no pagamento

O atraso no desembolso de seus compromissos financeiros, particularmente na área salarial, se transformou numa rotina na atual administração da Prefeitura de Mossoró. Eis que agora estamos ouvindo profissionais da área da saúde ameaçando paralisar as suas atividades devido a esse problema. Um deles, profissional da odontologia, diz que nunca passou antes por situação tão humilhante. E observem que se trata de alguém que tem uma folha de serviços prestados à PMM há mais de vinte anos. Caso não haja o desembolso nas próximas horas eles (os profissionais de saúde) estão ameaçando paralisar suas atividades.

TERCEIRIZADAS
Está se generalizando essa história de atraso no desembolso dos salários de quem serve à Prefeitura de Mossoró. As classificadas como “terceirizadas” já vão para o quarto mês de atraso no desembolso salarial. Isso é normal?

DESCASO
Convido a quem quiser ver o descaso público retratado numa praça aqui de Mossoró. Escrevo sobre a praça Vigário Antônio Joaquim que daqui há menos de um mês estará abrigando a festa de nossa padroeira, Santa Luzia. O seu piso está todo se soltando e, nos locais em que não está assim, está mais sujo do que chão de oficina.

MONUMENTO
O monumento em honra do governador Dix-sept Rosado falecido em 1951, em desastre aéreo quando viajava a serviço do nosso RN, também é outra demonstração do descaso com a coisa pública. Aquele monumento está lá, mal cuidado, sujo e todo pichado e a gestão mossoroense nem se toca pra mandar limpá-lo e conservá-lo.

NOME
Mas, isso não é de estranhar. O nome do governador Dix-sept Rosado que batizava a Casa de Saúde principal da cidade de Mossoró, teve o seu nome alijado da denominação do referido hospital em intervenção. Eles agora preferem chamá-lo de “Casa de Saúde e Maternidade Almeida Castro”.

JOMAR VALENÇA
Ele atuou por algum tempo aqui em Mossoró defendendo as cores da Rádio Libertadora Mossoroense. Escrevo sobre Jomar Valença. Ele me diz que “com essa greve dos camionheiros só em pensar que a “marvada” da cerveja vem de caminhão lhe passa um frio na barriga”. E assevera: “preocupante”.

NAZARENO
Completaram-se seis anos desde o falecimento do radialista Nazareno Martins, que se tornou popularizado na nossa região por seu verdadeiro grito de guerra: “Bom dia Mossoró”. Nos anos 50/60 havia um programa na Rádio Difusora apresentado por José Antônio falecido funcionário do Banco do Brasil e também se chamava “Bom dia Mossoró”.

RENATO
A obediência ao período de férias regulamentares afastou o radialista Renato Severiano da telinha da TCM onde ele apresenta diariamente o “Ronda Policial”. Mas, ele já anunciou que estará de volta no dia primeiro de dezembro.

CATACUMBAS
A Faculdade Diocesana de Mossoró vai celebrar os 50 anos do Pacto das Catacumbas. Esse pacto se deu no dia 16 de novembro do ano de 1965 quando do encerramento do Concílio Vaticano II. Naquele dia (16.11.2015) vai acontecer uma miniconferência na Faculdade Diocesana a ser ministrada pelo padre Flávio Augusto alusiva ao evento. Horário: 20 horas.

NORDESTINAÇÃO
Nosso conterrâneo João Mossoró, aquele que integrou o lendário Trio Mossoró ao lado de seus irmãos Oséas Lopes e Hermelinda, é um dos maiores incentivadores da música “Nordestinação” que foi gravada num clip muito do bem elaborado com diversas fotografias de artistas como pano de fundo.

NOVENA
Foi dada a largada ontem em mais um ciclo de novenas das mãos ensanguentadas de Jesus. Ela será rezada todas as quartas-feiras às 19 horas na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Dionízio Filgueira, no centro de Mossoró.

HONESTO
Dr. Romero Marinho aviva em nossa memória: “Honestamente sempre. Livro dos Provérbios. O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo”. (Provérbios 28,20).

TRÂNSITO
O trânsito de veículos em Mossoró segue superdesorganizado. Eu tenho sempre reiterado aqui que acredito que em Mossoró pelo menos oitenta por cento dos que pilotam carros e motos não sabem o que é dirigir nem o que são leis do trânsito. Some-se a isso o abandono quanto à fiscalização pelos guardas municipais.

AEROPORTO
Quando mais se acentua o debate no Brasil sobre os aeroportos melhores e piores situados o de Mossoró (o Governador Dix-sept Rosado) segue num estado de abandono de dar dó. O governo estadual ainda acenou com a possibilidade da Azul Linhas Aéreas operar em solo mossoroense além de um investimento (mixuruca) de 500 mil reais no nosso aeródromo. Mas, tudo caiu no esquecimento. De novo.

PADRE WALTER
O atual pároco de Santa Luzia, padre Walter Collini, está contando os dias para passar o comando da paróquia ao padre Flávio Augusto Forte e Melo. Sua última missão mais forte será a presidência da próxima festa de Santa Luzia. Padre Walter quando deixar a paróquia vai continuar residindo em Mossoró.