As Santas Missões Populares

Eu vou inaugurar os meus escritos de hoje secundando o padre Talvacy Chaves de Freitas. “A partir do método ver-julgar-agir, as forças vivas da diocese de Mossoró fizeram memória dos últimos dez anos de vida pastoral, depois jogaram luzes sobre o presente e o futuro da vida pastoral estudando as diretrizes da ação evangelizadora da CNBB e, por último, elaboraram o plano pastoral para os próximos anos”. E foi o padre Talvacy quem encerrou: “Entre os vários projetos elaborados nos grupos, destaco o foco dado na formação bíblico-litúrgico-catequético e, especialmente, no projeto das Santas Missões Populares”.

MORTES
Razão eu credito ao fotógrafo Ricardo Lopes: qual a diferença de 129 mortos de uma só vez em Paris para 129 mortos, dia após dia um deles, ou dois, ou mais, aqui em Mossoró?

GOVERNO
Um cabo da Polícia Militar foi mais uma vítima dos bandidos em Natal. Estava no bairro de Cidade Nova quando foi metralhado pelos facínoras. O episódio valeu uma sentença bastante procedente dada pelo impagável Tulio Ratto: “O governo da segurança tá de matar”.

EDGARDO
O médico Edgardo Benavides foi cirurgiado em Natal na Casa de Saúde São Lucas. Uma nova placa foi colocada no seu fêmur, pois como se sabe, ele havia sido submetido a uma cirurgia igual anteriormente, mas foi levado a fazer uma outra. As notícias transmitidas pelo seu filho Cyrus (o homem do Ipem no RN) dizem que está tudo sob controle.

CHUTANDO
Os policiais que estavam escalados para a Base Integrada Cidadã dos bairros Paredões/Barrocas chutaram o pau da barraca. Dois meses sem receber as suas diárias operacionais, eles simplesmente passaram a chave na BIC, entregaram-na à vizinhança e partiram.

PRIVATIVO
Foi não foi famílias se dirigem com seus pimpolhos para a Cidade da Criança, na avenida Rio Branco (sabidamente um equipamento público), e se deparam com acontecimentos privês intramuros daquele local. E ficam todos se perguntando: é público ou privado? Uma festa de aniversário dia desses estava sendo comemorada lá.

PARTIDOS
A professora Isaura Amélia Rosado fez a constatação. Viu o programa eleitoral do PP no rádio e na TV e observou que ali todos os participantes do partido tiveram vez para falar, do vereador ao deputado. E ela mesmo diz: “diferente do DEM, onde José Agripino e Felipe Maia são tratados como estrelas e os demais integrantes daquele partido como indigentes”.

JUSTIFICATIVA
Papa Francisco: “Não há justificativa humana ou religiosa que justifique os ataques em Paris”. E sentenciou: “Esses ataques não passam de uma fragmentada Terceira Guerra Mundial. Estou comovido e entristecido”.

REBOUÇAS
Inovação a ser introduzida em breve em Mossoró. Trata-se de um empreendimento do empresário Júnior Rebouças (o dono da rede de supermercados Rebouças). Ele agora vai entregar a Mossoró um novo e moderno super atacarejo denominado Dia-a-Dia.

RESPOSTA
Mais uma vez, recorro a Carlos Santos: “O Ministério Público do RN (MPRN), precisa dar uma resposta à opinião pública. Há um crescente descrédito quanto ao seu trabalho. A abundância de queixas de webleitores deste blog (de Carlos Santos) é termômetro disso. Conversei também com figuras destacadas dessa instituição em Mossoró e Natal. Ouvi eco desse desapontamento. Parece que somos mesmo um país à parte”.

VEREADORES
Neste ano na véspera de Santa Luzia (dia 12 de dezembro) a cidade de Mossoró vai sediar o Primeiro Encontro Estadual de Vereadores do RN, tendo como local o Vitória Palace Hotel. Poderão participar ainda prefeitos, vice-prefeitos, secretários e pré-candidatos. Serão fornecidos certificados aos participantes.

CANDIDU’S BEACH
Projeto de Elano Cândido que está sendo executado pelo seu mano Oscar Vinicius o “Candido’s Restaurante Beach” deve ser um dos points de Tibau a partir dos próximos dias com prevalência no vindouro período de veraneio. O novo equipamento está em fase de acabamento e se constitui num projeto arrojado do grupo comandado por Chico Cândido.

TUPINAMBÁ
Falecido no último domingo, Tupinambá de Paiva Carvalho, 42 anos de idade, um dos sócios-proprietários do escritório Ação Consultoria, foi velado na capela de São Vicente e levado para sepultamento em Catolé do Rocha (PB), sua terra natal. Ele vinha sofrendo há algum tempo acometido de uma doença grave que lhe foi fatal.

OAB
O trânsito permaneceu conturbado durante todo o dia de ontem na rua Duodécimo Rosado e adjacências. As artérias foram interrompidas por conta da eleição na OAB. Uma medida totalmente sem necessidade. Hoje em dia estamos acostumados a ver repetidas eleições muito maiores do que essa da OAB aqui em Mossoró, até mesmo os pleitos promovidos pelo TRE e não se vê essa necessidade de interditar ruas. Protesto.

SAUDADE
Por fim, uma reflexão muito pessoal (desculpem). É que há dias em que a saudade aperta mais. E a coisa é do jeito que eu li na internet: “A saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena”.