As reflexões de padre Sátiro

Hoje, às 19 horas e 30 minutos, no Colégio Diocesano Santa Luzia, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas vai lançar o seu livro “Reflexões” que nada mais é do que uma síntese dos programas apresentados por ele próprio todos os dias às 18 horas na FM-105. Foram escolhidos aqueles textos considerados  os  melhores.  Cada exemplar será vendido a 30 reais e a sua renda líquida será revertida em favor da construção do Centro Catequético “Madre Cecília”. Adapta-se coincidentemente o fato de padre Sátiro está comemorando neste dia os seus 61 anos de ordenação sacerdotal, sendo 60 deles dedicados ao Colégio Diocesano Santa Luzia. Vamos todos lá hoje à noite homenagear o padre Sátiro,pois ele merece muito mais do que o preço do livro.

FM-105
Nivaldo Amaral bolou para hoje uma audição especial do programa “Reflexão”, pela FM-105, a partir das 9 horas da manhã. Ele será recheado de dados e informações sobre os 61 anos de ordenação do padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

CARRONE
Padre Sátiro, muitos são os ex-alunos do Diocesano da minha época que me indagam porque lhe chamavam de “Carrone”? Eu não soube explicar. Agora mesmo na festa dos 115 anos do CDSL muitos foram os que me interrogaram do mesmo jeito. Então, eu lhe repasso a pergunta: o que significa “Carrone”? Por que o chamavam assim?

DAVID LEITE
O poeta português Antônio Salvado, nome contemporâneo da literatura lusitana, saudou com vivas o livro “Ruminar”, do mossoroense David Leite, recentemente lançado. Essa publicação bilíngue (em português e espanhol) teve apresentação recentemente em Natal e anteriormente em Mossoró.

SESC
Seguem com êxito as promoções das sextas-feiras especiais neste dezembro corrente no Sesc aqui de Mossoró. No dia 11 o show será com Jonas Filho; no dia 18 espetáculo “Nós aqui” com o repertório de Rita Lee e o Forró Sem Nó, todos das 19 às 22 horas com entrada gratuita. E nos dias 13 e 20 de dezembro Domingos Recreativos das 8 às 15 horas.

PADRE FLÁVIO
Daqui há pouco mais de um mês, exatamente no dia 10 de janeiro vindouro, o padre Flávio Augusto Forte e Melo, vigário-geral da diocese, assumirá o posto de pároco de Santa Luzia, no centro da cidade de Mossoró. Ele está se despedindo da cidade de Assu, onde deixou uma marca indelével na atividade pastoral diocesana.

LIBERDADE
Entramos na semana definitiva do sorteio de um carro com renda líquida em favor da consecução de novos leitos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Tudo sob a égide da Loja Maçônica Liberdade contando com o apoio de outras potências maçônicas de Mossoró. O sorteio será domingo próximo, dia 13 de dezembro, e cada bilhete custa 300 reais.

ENÉAS DIAS
Tem o dedo de um mossoroense supervisionando aquele viaduto na saída para Natal e trecho daquela via do Contorno na saída para a capital. Trata-se do engenheiro Enéas Dias, meu contemporâneo dos idos de 1950/1960 no Colégio Diocesano Santa Luzia e com quem tive a oportunidade de reencontrar na festa dos 115 anos do velho de alma sempre renovada que é o CDSL.

AEROPORTO
Imagina-se que o governador Robinson Faria finalmente venha a Mossoró neste domingo, dia dedicado à nossa padroeira, Santa Luzia. E aí ficamos a raciocinar: será que o avião trazendo o governador vai aterrissar em Mossoró e embarcar com aquela autoridade de volta a Natal pelo aeroporto de Aracati (Ceará)?

ELVIRO
Outro reencontro nos bastidores da festa dos 115 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia. Conversei demoradamente com o economista Elviro Rebouças, que também foi meu contemporâneo nos bancos escolares daquele estabelecimento. No meio da conversa ele me confidenciou: anda meio desvanecido com a nossa política partidária.

ROSALBA
Mas, mesmo afastado de atividades da política, ele faz uma premonição: se Rosalba Ciarlini for candidata a prefeito de Mossoró em 2016 está eleita por antecipação. É o seu ponto de vista.

INCRÍVEL
Padre Sátiro confessou ontem no “Observador Político” que ele usa internet e tem acesso a e-mail, Facebook e WhatsApp se utilizando do seu computador pessoal. Caso o coloquem diante de outro computador ele é zero à esquerda, não sabe de nada. Incrível.

HENRIQUE
É verdade que uma ala do PMDB (aquela que é favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff) pressionou Henrique Alves para ele deixar o Ministério do Turismo. Mas, ao final, ele decidiu permanecer ministro.

TRANSPARÊNCIA ZERO
O Portal da Transparência da Prefeitura de Mossoró já emitira sinais de que não é tão transparente assim ao receber a nota zero da Controladoria Geral da União. Agora, na prática isso se confirmou com o mesmo Portal referindo-se ao salário do prefeito, onde mostrou que este não havia sido reduzido. O referido Portal segue zero em transparência (Carlos Santos).

HERBERT
Na quinta-feira, o desembargador Herbert Mota apresentará seu voto vista no processo eleitoral que analisa as contas de campanha do então candidato ao governo do Estrado, Henrique Alves. Essas contas já receberam pareceres negativos de alguns integrantes do TRE e do próprio Ministério Público Eleitoral.