Artistas se apresentam nos escombros de teatro em reforma há sete anos

Artistas se reuniram neste sábado, 5, para uma apresentação inusitada. O que poderia ser mais uma ação voltada para a difusão do talento mossoroense, configurou-se como mais um protesto idealizado pelo grupo Cultura Viva, criado a partir da extinção da secretaria municipal de Cultura, com o objetivo de despertar a atenção da sociedade para o abandono do segmento em Mossoró.

O local escolhido para mais um protesto do Cultura Viva foi o Teatro Lauro Monte Filho. Fechado há cerca de 12 anos o teatro recebeu a ordem de reforma no ano de 2008. Apesar do gasto de parte dos R$ 2,6 milhões previsto, apenas 15% da obra foi encaminhada. O aparelho continua abandonado e sem previsão para ser reaberto.

“Tivemos a ideia de gravar um vídeo coreografado dentro dos escombros do teatro Lauro Monte. Pra quê? Em forma de protesto. Nosso teatro está em reforma há anos e entregue ao nada”, destaca a produtora Wigna Ribeiro .

A apresentação ocorreu na tarde deste sábado, 5, em meio a uma operação que mobilizou produtores, coreógrafos e dançarinos, cercados de um aparato especial para que a produção fosse viabilizada.

“Dividimos o espaço com usuários de drogas. Tivemos que levar segurança particular para conseguir permanecer com proteção para nós, e para nosso equipamento. Muito perigoso. Não recomendo que ninguém vá ao local”, destaca a produtora.

Wigna Ribeiro destaca que a equipe teve que recorrer ao uso de máscaras cirúrgicas para amenizar o mau cheiro que se espalha pelo local.

“O local está imundo, com fezes humanas espalhadas por todo espaço. Precisamos levar máscaras de hospital para conseguir permanecer. O odor é muito forte. De fora a gente já sente”, reforça.

A coreografia foi elaborada pelos integrantes do Grupo Diocesana, Renata Soraya e Flaviano Félix. A direção de fotografia e geral ficou a cargo de Wigna Ribeiro. A produção, que terá como tema a mais nova música do cantor Artur Soares, foi convertida no vídeo arte intitulado “O canto da lua branca”.

A produção será lançada na tarde deste domingo.

 

– Lauro Monte Filho está fechado desde 2004

Fechado no ano de 2004, o Teatro Lauro Monte Filho teve sua reforma anunciada em setembro de 2008. De lá para cá a obra foi iniciada por mais de uma vez, e abandonada por entraves burocráticos e falta de recursos.

Tido como um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade o teatro Lauro Monte Filho foi adaptado na estrutura de um dos cinemas que marcaram época na história de Mossoró, o Cine Teatro Cid,

Em sua história mais recente, o equipamento recebeu importantes projetos como o Projeto Seis e Meia, que recebeu artistas nacionais e regionais em várias temporadas numa parceria  desenvolvida em parceria com produtores de Mossoró e Natal.

Em fevereiro de 2016 o governador Robinson Faria anunciou que a reforma do Teatro Lauro Monte Filho seria retomada e concluída. Até o momento não há definição de quando o projeto será retomado.