Arimatea Matos segue forte em disputa pela Reitoria da Ufersa
Faltando 15 dias para a eleição à Reitoria da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), a campanha se aquece e as chapas mostram especialmente, suas propostas para o futuro da Universidade.
Com quase quatro anos de mandato, o atual reitor e candidato à reeleição professor Arimatea Matos, ao lado do professor José Domingues seguem fortes em todos os segmentos da comunidade acadêmica.
Para o reitorável, sua condição é consequência do trabalho desenvolvido. “Eu diria que o nosso interesse foi sempre o melhor para a Ufersa, por isso, o reconhecimento da comunidade”, diz Arimatea.
Destaque para as ações realizadas por Arimatea durante sua gestão, como a implantação do voto paritário, luta antiga das categorias que foi efetivada na atual gestão, o que democratizou a consulta de reitor e vice da universidade.
A redução do preço das refeições dos alunos no Restaurante Universitário, que passou de R$ 11,00/kg para R$ 2,50/refeição, além da gratuidade para residentes de baixa renda.
Também regularizou o edital de Remoção que possibilita a transferência de técnicos-administrativos entre os campus. Ainda disponibilizou transporte para alunos dos demais campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
RECONHECIMENTO – Tendo como base de campanha as realizações como reitor Arimatea tem destacado projetos na infraestrutura, a consolidação do campus de Caraúbas, de Pau dos Ferros, dotação do Hospital Veterinário com um setor específico para atender grandes animais, adquiriu a Expocenter, aprovou o DINTER em Direito, permitindo que professores do curso de Direito cursem Doutorado na UNB, Universidade com maior conceito CAPES na área jurídica do país, consolidou o curso de Direito, com um efetivo de 31 professores sendo a Universidade que mais aprova no Exame da Ordem no Estado.
Além disso foi registrado aumento do número de bolsas da PROAC, deu início a construção de Restaurante e Residência Universitária nos campus, investiu em acessibilidade e tecnologia da informação e comunicação instalando ramais em praticamente todos os setores e buscando a regularidade e o aumento na velocidade de conexão, e dotou praticamente toda a Ufersa com rede de internet sem fio.
Na extensão, o aumento do oferecimento de bolsas; na gestão de pessoas, com a capacitação de servidores tanto docentes como técnicos; na pós-graduação com os editais de programas como “Primeiros Projetos de Pesquisa”, na assistência estudantil estimulou projetos de permanência com o oferecimento de bolsas e auxílios para alunos de todos os câmpus.
O resultado das ações, foi o reconhecimento do MEC no final de 2015, que apontou a Ufersa como a melhor instituição de ensino superior do interior do Norte-Nordeste brasileiro e a sexta melhor do Norte-Nordeste entre todas.
O candidato a vice, professor José Domingues, foi indicado após consulta a comunidade, por ter a admiração de técnicos, professores e estudantes pelo trabalho desenvolvido na Universidade.
Domingues, como é mais conhecido, está na Universidade há 12 anos. É professor do Departamento de Ciências Animais desde 2004. Já foi chefe de Departamento e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, sendo recentemente coordenador do curso de Medicina Veterinária. Além disso, esteve participando das lutas em defesa da Instituição.
Domingues revela que seu principal objetivo é ver a Ufersa cada vez maior e melhor. “Ser vice-reitor para mim é participar do processo de gestão, participar do processo de formação de uma Universidade melhor, para que a gente consiga ter de fato, formar pessoas capazes de interferir na sociedade”, avalia o professor.