Antecipação de um problema

O que parecia a salvação da lavoura pode se transformar num pesadelo para o prefeito Francisco José da Silveira Júnior. Além de o projeto de antecipação dos royalties haver atraído os olhares do Ministério Público para o seu governo, o objetivo político da manobra se depara com limites a utilização de tais recursos. Felipe Guerra já desistiu da ideia. Macau estuda a possibilidade de revogar projeto aprovadopela Câmara Municipal. Mossoró deveria seguir o exemplo.

Crise
A crise não afeta apenas os veículos de comunicação daqui. Os jornais A Tarde e Massa, da Bahia, entraram dezembro demitindo 35 profissionais de suas respectivas redações.

Troféu
A Câmara Municipal de Mossoró fará dia 18, às 19h00min, a entrega do Troféu Gonzaga Chimbinho a Benômia Rebouças, Haroldo Jácome e Joãozinho GPS. O evento será aberto, na praça Vigário Antônio Joaquim, com várias atrações musicais, dança, literatura e artesanato.

É a Rosa!
A ex-governadora Rosalba Ciarlini recebeu dezenas de ligações após a decisão do TSE que a livrou da inelegibilidade. Tudo normal, se boa parte das manifestações de alegria e apoio para 2016 não tivessem sido transmitidas através de telefones do Palácio da Resistência, de secretarias municipais e de gabinetes governistas da Câmara de Vereadores.

Atraso
Os delegados de Polícia Civil nomeados por força de ordem judicial estão com os salários atrasados há mais de dois meses.

Gratuidade
A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo intermunicipal para portadores de necessidades especiais.

Campanha
A campanha de Rosalba Ciarlini à Prefeitura de Mossoró começou ontem, embora sua assessoria jurídica ainda tente blindá-la com relação a aspectos da Lei da Ficha Limpa. Questões extra-TSE que não devem causar problemas ao jurista Paulo de Tasso Fernandes.

Dignidade
A Defensoria Pública do RN realiza às 8h00min de hoje, no Centro Comunitário de Mãe Luíza, a terceira edição do programa “Mulher Viver com Dignidade”, que tem como objetivo o combate à violência doméstica e familiar.

Reflexões
Padre Sátiro Cavalcanti Dantas lançará terça-feira, às 19h30min, no Colégio Diocesano Santa Luzia, o livro Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara, em evento que marca também seus 61 anos de ordenação sacerdotal. A obra tem o selo da editora Sarau das Letras.

Estampidos
Ouço fogos e buzinas. Santa Luzia? Santa Rosa?

Desigualdade
Especialistas internacionais reunidos na Colômbia apontaram a desigualdade social como um dos fatores que impedem a redução da fome na América Latina, onde 32 pessoas, conforme a Ong Oxfam, acumulam riqueza equivalente à metade da população pobre do continente.

Processo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o historiador Marco Antonio Villa estão brigando nos tribunais. Lula acusa Villa de haver cometido os crimes de calúnia, injúria e difamação. O processo tramita na Justiça de São Paulo.

Golpe
Não há golpe dos partidos de oposição no pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há Eduardo Cunha, que chutou o pau da barraca e promete tocar fogo na lona.

Recuperação
A Assembleia Legislativa aprovou projetos do governo que instituem programas de recuperação de créditos. O primeiro refere-se a ICM, ICMS, IPVA e ITCD, enquanto o segundo abrange créditos do Idema e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. O Estado espera arrecadar R$ 52 milhões, com o incentivo da redução de até 90% das multas.