ANÁLISE: “RETA FINAL DA ELEIÇÃO”

Postado às 07h53 | 25 Set 2024

Ney Lopes

A eleição de 2024 foi palco recentemente de agressões mútuas entre Datena e Marçal, candidatos a prefeito na cidade de São Paulo. Tudo correu, durante debate na TV Cultura. José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada.A violência política consiste no uso da força de forma direta ou indiretamente para fins políticos. Regra geral é praticada por dissidentes partidários que protestam contra aquilo que consideram ações injustas.

O choque entre os dois candidatos paulistas  entristece a nossa democracia, cujo princípio básico é a preservação do diálogo como meio de construção das soluções nacionais. O mais grave é que o episódio se repetiu na última segunda feira, em debate organizado pelo grupo Flow.  Pablo Marçal foi expulso nos segundos finais do programa, por usar apelidos pejorativo contra o prefeito Ricardo Nunes. O tumulto evoluiu e pouco depois, o marqueteiro de Nunes, Duda Lima, foi agredido por um assessor de Marçal com um soco e deixou o estúdio ensanguentado.

Analisar a história política brasileira passa inevitavelmente por episódios de violência política. Vejam-se os conflitos da Primeira República, revolução de 1930 e o Estado Novo e as acirradas campanhas políticas  na década de 1950 até 1960, e o golpe de 1964. A leitura dos registros de Graciliano Ramos, em suas Memórias do cárcere, nos insere na realidade de um país então marcado por violência política.

O que se espera e uma conscientização da classe política, no sentido de obedecer às regras de convivência democrática, sem a necessidade do recurso à violência. Queira Deus, que nesta “reta final” o processo eleitoral não sofra novos ataques e o livre debate prevaleça.

Curtinhas

PSDB nega pedido de expulsão de Datena, após a cadeirada.

GLOBO demite Galvão Bueno, após 43 anos de prestação de serviço. Ficará até dezembro, quando participará de um programa especial de final de ano

Hoje aniversário do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Poderá ser candidato à presidência da República.

Hoje o documentário Eu Sou: Céline Dion” chega ao Prime Video. A produção abordará a luta de Céline Dion contra a Síndrome da Pessoa Rígida, além de relembrar a trajetória da cantora canadense na música.

O  governo francês de direita está estudando opções de aumento de impostos para os ricos e corporações, em um esforço para reduzir os déficits crescentes.

Crescem os temores de um ataque iraniano a Israel, enquanto Teerã ri do apelo do Ocidente para manter a calma

A Universidade de Harvard parece ter uma conexão inusitada com o número oito, pois oito ex-alunos da instituição assinaram a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como oito ex-alunos se tornaram presidentes do país

Hoje na história

1789 – Criada a Carta dos Direitos dos Estados Unidos.

1932 – Primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira (Sikorsky S-38 P-BDAD).

1935 – Assis Chateaubriand inaugura em a PRG-3, Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

1967 – Carlos Lacerda e João Goulart emitem nota conjunta no Uruguai defendendo a Frente Ampla; e os Estados Unidos condenam o governo de Cuba e propõem o início do bloqueio econômico.

Dia Nacional da Trânsito e “Dia Internacional do Farmacêutico

Deixe um comentário