O perigo da delação

No Brasil o delator virou herói e a pessoa de maior credibilidade para a justiça. Agora a moda é aceitar a tal da delação premiada e acusar meio mundo de gente para tentar jogar na “lama” o resto dos políticos brasileiros, mesmo que esses até que se prove o contrário sejam inocentes.

Essa seria a forma ideal de tentar descobrir possíveis ramificações de atos ilícitos, se não fosse feita por gente que tem interesses individuais que podem culminar com a condenação antecipada de pessoas inocentes. É preciso mais cautela de nossas autoridades judiciais no que concerne a divulgação de nomes e de citação de pessoas que por ventura tenham ou não praticado algo de errado, principalmente no que se refere à corrupção. Isso porque nem sempre o que parece é, ou às vezes, um corrupto cita nomes de pessoas sem que elas saibam que estão sendo envolvidas em algo, por puro lobby de quem quer obter vantagens e conseguir êxito em seus objetivos.

O grande problema é que da forma como está sendo feita prejudica toda uma classe que já não tem muita “credibilidade” junto à opinião pública, pois se passa que todos são iguais e se envolvem em negociatas e em ilicitudes sem exceções, quando na verdade como em qualquer outra atividade existem os bons e os ruins.
Por isso, não concordo com esse modelo que expõe pessoas sem antes se ter a comprovação de sua culpa ou inocência. A justiça deve agir, mas de uma forma mais transparente e direta sem que se jogue a toda hora para a platéia como se a notícia fosse mais importante do que a punição.

Está mais do que na hora de tratarmos as coisas com mais seriedade e distinção para que só os culpados sejam punidos e inocentes não passem por constrangimentos e/ou suas vidas tentando se defenderem de acusações que não merecem ou não tiveram culpa alguma. Até que se prove o contrário todos são inocentes, porém qualquer pessoa pode acusar outra mesmo não sabendo da real verdade. Portanto, se existe o princípio da inocência que seja aplicado até que haja as provas suficientes para puni-los sem precisar expor de forma precipitada seu nome na mídia.

CANDIDATURAS
Com o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Josivan Bibiano, a cidade de Serra do Mel passa a ter quatro pré-candidaturas a prefeito para as eleições desse ano. Além de Bibiano pelo PSDB, o atual prefeito Fábio Bezerra (Fabinho) que será candidato a reeleição pelo PMDB, o vereador Júnior Alves (Juninho) pelo PPS e o eterno Manoel Cândido pelo PT. As negociações estão só começando e o tabuleiro da política de Serra do Mel está sendo montada.

DIFICULDADES
O vice-prefeito de Baraúna e agora atual prefeito, Edson Barbosa do PV, está tendo dificuldades em colocar a administração para andar. Isso porque herdou muitas dívidas e ainda pegou a arrecadação do município em queda livre. Agora Edson terá que mostrar competência e muito jogo de cintura para reverter essa situação. Edson assumiu a prefeitura depois que a atual prefeita Luciana Oliveira se afastou para cuidar da saúde.

MOBILIZAÇÃO
Os prefeitos estão se mobilizando para tentar sensibilizar os governos federais e estaduais para que ajudem a melhorar as condições das prefeituras que estão com sérias dificuldades em honrar seus compromissos dentro do prazo. Com isso, a maioria quer conseguir mais recursos para tentar amenizar a situação de momento, principalmente a partir de agora que terão crescimento de custos com o aumento do salário mínimo.

EVITANDO
O Governador Robinson Faria do PSD esteve semana passada na região salineira e oeste entregando alguns benefícios para população. Mas, um fato chamou a atenção de todos. O Governador não passou por Mossoró evitando o contato com a população desse município tendo em vista que o momento do seu maior aliado, o prefeito Francisco José Júnior, não ser dos melhores. Com isso, sua avaliação também tem caído, o que só melhorará com investimentos e ações que melhorem a vida do povo.

SERÁ?
Historicamente a cidade de Mossoró nunca teve mais do que duas ou no máximo três candidaturas com chances de vitória. Mas, esse ano pode ter cinco candidaturas que disputarão o pleito em pé de “igualdade” com uma ligeira vantagem para Rosalba Ciarlini. Se for confirmado os candidatos que se apresentam no momento teremos: a suplente de Deputada Estadual Larissa Rosado pelo PSB e vice líder nas pesquisas que é uma forte candidata; Francisco José Júnior embora desgastado tem a força da prefeitura e do Governo do Estado; Tião da Preste com o apoio de parte da classe empresarial; o vice-prefeito Luiz Carlos com a força do PT e do governo federal e a ex-governadora, ex-prefeita e ex-senadora Rosalba Ciarlini líder nas pesquisas.

ESPECULAÇÕES
Iniciado o ano eleitoral quase todos os municípios estão passando por especulações no que se refere às candidaturas visando à disputa no pleito vindouro, porém em outros já existem chapas pré-acertadas com coligações praticamente definidas entre partidos aliados que não devem sofrer modificações até lá. Mas, ainda existem municípios nos quais as oposições estão se movimentando para tentar formar chapas competitivas. A coluna irá acompanhar e informar o máximo possível aos seus leitores.

AUSÊNCIA
A região oeste tem sentido a falta de deputados que defendam os seus interesses e lutem para tentar solucionar os problemas que afligem a população. A perda dos mandatos das deputadas Sandra e Larissa Rosado foi muito negativo para todos, principalmente para Mossoró que está esquecida por aqueles que aqui vieram tiveram votos e até o momento nada fizeram para justificar a confiança da população.

NOTÍCIAS-DO-INTERIOR----17-01-16