Alunos do IFRN Campus de Macau criam geradores elétricos ecológicos a partir da utilização de peças recicladas

MACAU – Protótipos de geradores elétricos ecológicos foram criados por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) – Campus de Macau, durante as aulas de Física. Com a utilização de peças recicladas de motores antigos, ventiladores, fios, água sanitária e muita imaginação, os alunos do 2º Ano de Informática venceram o desafio proposto pelo professor Jardel Bonfim.

A ideia surgiu durante o fechamento dos conteúdos de eletrodinâmica, quando os alunos estudavam as características dos geradores e receptores, e o professor pensou em unir a teoria à prática. Segundo o professor Jardel Bonfim, “foi um momento muito importante para os alunos, pois puderam perceber que aquilo que estão aprendendo em sala de aula pode e deve ser aplicado em situações cotidianas”.

De acordo com o idealizador da iniciativa, a Física é uma disciplina que se torna atraente quando sai da simples teoria de sala de aula e passa a trabalhar com a imaginação dos alunos, seja por meio de experimentos ou da abstração na resolução de situações problema.

Trabalhos foram apresentados em evento em Natal

Durante a IV Feira de Ciência e Tecnologia do Programa de Formação dos Recursos Humanos do IFRN (PFRH) que aconteceu nos dias 2 e 3 deste mês, no Campus Natal-Central, os alunos e professores do Campus Macau apresentaram seus trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano.

Os títulos dos estudos apresentados foram: Estudo das propriedades físico-químicas do biodiesel produzido por transesterificação utilizando catalisador básico; Recuperação da água da lavagem do biodiesel; Análise sistemática da qualidade dos combustíveis vendidos nos postos do município de Macau-RN – associando pesquisa à prática profissional; Processo de purificação e caracterização do óleo residual utilizado em frituras para sintetização do biodiesel; Solos arenosos de diferentes granulometrias; Extração do óleo de abacate e análise para produção de biocombustíveis.

O PFRH é uma ação da Petrobras em parceria com instituições de ensino que fomenta bolsas de iniciação científica para os alunos de diversos níveis de ensino com o objetivo de proporcionar a formação de recursos humanos para os setores de petróleo, gás, energia e biocombustíveis.