Alunos de computação da Uern participam de competição nacional de programação

Os alunos Felipe Tadeu, Thamires Araújo e Giovana Andrade, do Curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências Naturais (Fanat), representarão a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) na final nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. A competição ocorrá em São Paulo, nos dias 13 e 14 de novembro. A equipe conquistou a vaga após disputar a 1ª fase da competição realizada no mês de setembro em Natal.

Segundo o professor Sebastião Alves, treinador da equipe, essa é a primeira vez que um time da Uern se classifica para a etapa final, que reúne cerca de 60 times de todo o país. “É motivo de orgulho para o Departamento de Informática estar competindo com os melhores cursos de computação do Brasil”.

O professor Marcelino Pereira, tutor dos alunos no Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação, destaca a dedicação dos participantes: “Mesmo no período de greve, tivemos duas equipes que treinaram e se dedicaram com afinco visando uma boa colocação na competição. A classificação para a final nacional é fruto de um trabalho de longa data.”

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.