Alta performance: uma realidade próxima a você

Cada vez mais no Brasil, a Programação Neurolinguística torna-se uma alternativa importante quando pensamos em desenvolver talentos, treinar, construir um plano de carreira com sustentação, liderança e programas de desenvolvimento como o coaching.

No Brasil, fomos a primeira consultoria a utilizar a PNL, Programação Neurolinguística Corporativa, na adequação para um contexto com indicadores do antes e do depois. Essa, sempre foi a nossa meta.

A PNL como uma metodologia para uma alta performance é uma grande facilitadora, por motivos que vão além da imagem que ganhou no Brasil na década de 80 de autoajuda ou focada em um contexto psicoterápico.

Essa metodologia é de grande valia para todos os processos que envolvem “ gente” e que se deseja um resultado eficaz, afinal estamos movimentando, por meio desta ferramenta, os padrões mentais, emocionais e sociais.

Falar que a PNL é um manual da mente é restringir a capacidade de atuação que possui. A técnica vai além de um manual. Trata-se de uma metodologia irá permite ter acesso as programações da minha vida e como estabelecer formas simples de transformar as programações ou “ hábitos” que me limitam.

A PNL tem uma abordagem sistêmica, que significa considerar os seus sentidos: visão, audição, paladar, olfato, tato, sentimentos, emoções e crenças que formam os padrões mentais, físicos, emocionais, sentimentais e jeito que nos colocamos e absorvemos o mundo.

Esse pacote que consideramos ser a nossa identidade é um conjunto de padrões aprendidos e vastamente repetidos, que ao longo de 21 vezes praticado dá a ilusão de ser “nossa forma de ser”. Isso mesmo, o nosso cérebro, ao reproduzir um comportamento ou atitude, depois de uma sequência de 21 vezes, acredita ser uma pessoa que tem aquele comportamento.

Consideramos então que a crença de que “somos assim” é uma ilusão por saber que temos um potencial ilimitado e que podemos mudar o que desejarmos, desde que haja um objetivo claro, definido e especificado.

A PNL corporativa solicita que a definição do objetivo tenha uma dedicação especial para realizar essa etapa, que fará toda a diferença no processo escolhido, que pode ser um programa de transformação de cultura corporativa, um programa de desenvolvimento de liderança, comunicação, negociação, como falar em público, projetos de sucessão ou projetos de preparação de jovens talentos.

Dentro da PNL Corporativa temos inúmeras opções de acessar os padrões de inteligência emocional, social e criatividade, considerando que todo a metodologia é pautada em estudo de modelos de excelência.

A origem da PNL, ou Programação Neurolinguística, foi mapear os padrões de excelência para depois torná-los acessíveis e praticáveis para outras pessoas em outros países com diferentes culturas.

Naturalmente, temos muitas evoluções no Brasil. Desde 1974 quando a primeira ação formal de PNL foi realizada na Universidade de Santa Cruz na Califórnia, temos muitas evoluções e muita eficácia com modelos aplicados em empresas no Brasil e que respeitem nossa cultura que tem diferenças quando comparada ao modelo americano.

Hoje, temos programas de Coaching como o Coaching Eficaz com PNL que prioriza a singularidade de cada organização e do profissional para que o programa apresente valiosos resultados que são mensurados no início e no final do programa, e que temos hoje uma evolução que gira em torno de 80%.

Existem muitas vantagens em ter uma metodologia como a PNL corporativa favorecendo o desenvolvimento dos talentos. Uma delas é utilizar o método e ter acesso aos seus próprios modelos de alta performance e poder reproduzir esse modelo dentro da própria empresa, respeitando a sua cultura e os seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

Quando implantamos ações e processos de desenvolvimento utilizando a PNL corporativa, percebemos que os profissionais fazem um caminho de visitarem também seus valores pessoais, suas metas e o seu compromisso com a empresa, o que é de grande valor, resultando em talentos mais aderentes e felizes com sua escolha.

A PNL corporativa acessa a responsabilidade em cada profissional que terá acesso as ferramentas e estratégias de como torna-se o agente de sua própria trajetória com uma metodologia que favorece isso.

Muitas vezes, o RH e a empresa desejam profissionais com maior autonomia e comprometimento. Porém, para que isso ocorra é importante ter uma estratégia e um processo de educação corporativa, para que o processo ocorra com desenvoltura.

Um modelo para eficácia na PNL Corporativa para ter o melhor resultado:

1. Saiba o que quer, diga mais vezes o que quer e prepare seus projetos e metas da mesma forma!
2. A melhor meta depende de você o que está em suas mãos, quando envolve outras áreas e pessoas, façam acordos de responsabilidade transparentes e com o foco no que se quer.
3. Toda meta é mensurável para ser objetiva e eficaz. Tanto para quem desenvolve como para quem observa.
4. Meta saudável tem datas, prazos e acompanhamento dos mesmos!
5. Uma meta influência outras ações, comportamentos e contexto, desenvolver a visão sistêmica da sua influência torna o processo sustentável.
6. A meta que faz os olhos brilharem para chegar ao resultado é um quesito relevante e gera um comprometimento satisfatório.
7. Visão e resiliência, saber modificar algum passo é uma qualidade das pessoas que obtém sucesso, então o melhor é utilizar essa atitude.

Celebrar suas conquistas é também algo valioso quando uma empresa utiliza a PNL Corporativa. O reconhecimento estimula a próxima etapa e estamos em um momento que ter alta performance em cada etapa faz toda a diferença.

Márcia Dolores Resende – criadora do método engenharia da Felicidade