domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesAliado de Putin diz que 'cada ultimato de Trump é passo em...

Aliado de Putin diz que ‘cada ultimato de Trump é passo em direção à guerra’ contra os EUA

Após Donald Trump reduzir o prazo para a Rússia terminar a guerra na Ucrânia sob risco de tarifas de 100%, o principal responsável pela segurança do Kremlin, Dmitry Medvedev, afirmou nesta segunda-feira (28) que “cada novo ultimato” do presidente americano é um “passo em direção à guerra” direta com os Estados Unidos.

 

“Trump está jogando o jogo do ultimato com a Rússia: 50 dias ou 10… ele deveria se lembrar de duas coisas: A Rússia não é Israel, muito menos o Irã; e cada novo ultimato é uma ameaça e um passo em direção à guerra. Não entre a Rússia e a Ucrânia, mas com o próprio país dele. Não siga o caminho do sonolento Joe [Biden]!”, afirmou Medvedev em publicação na rede social X.

A fala de Medvedev ocorre horas após Trump reiterado sua “decepção” com Putin e anunciar que reduzirá para “10 a 12 dias” o prazo que havia dado ao governo russo para finalizar a guerra na Ucrânia. Inicialmente, quando anunciado em 14 de julho, o prazo era de 50 dias, o que daria à Rússia até os primeiros dias de setembro. Segundo Trump, o novo prazo será confirmado nesta noite ou na terça.

Vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Medvedev é aliado de Putin e um dos membros mais polêmicos do governo russo. Em maio, Medvedev mencionou diretamente o risco de uma Terceira Guerra Mundial após Trump dizer que o líder russo estaria “brincando com fogo”.

 

Há duas semanas, Trump ameaçou aplicar um pacote de “tarifas severas” de 100% à Rússia e seus parceiros comerciais caso o governo de Vladimir Putin não alcance um acordo de paz na Ucrânia em um prazo de até 50 dias. (Leia mais abaixo)

 

À época, a Rússia repudiou a fala e diversas autoridades de alto escalão se manifestaram sobre a ameaça de Trump. Um assessor de Putin chamou a fala de um “ultimato teatral”, enquanto o Kremlin disse que a fala foi “séria” e o governo russo “precisará de um tempo” para a analisar.

Com a fala, Trump reforçou a impressão de que Putin tenta o “enrolar”, apenas fingindo querer um cessar-fogo na Ucrânia, e busca aumentar a pressão sobre o líder russo pelo fim do conflito, que completou três anos em fevereiro. A Ucrânia felicitou a redução do prazo dado por Trump a Putin.

 

O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que não descarta uma reunião entre Putin e Trump na China em setembro, caso o presidente americano visite o país na mesma data que o líder russo. Putin planeja viajar à China para as comemorações do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial no início de setembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes