Alfredo Passalacqua explica Zica Vírus

O mesmo mosquito que está transmitindo a dengue também é o responsável pelo Zica Vírus. São doenças de sintomas semelhantes. Por isso, acabam se confundindo. O infectologista Alfredo Passalacqua disse que no Zica Vírus os sintomas tendem a ser mais brandos. O Zica raramente tende a acometer as pessoas com os mesmos sintomas da dengue. O Zica pode causar febre – geralmente em torno de 38 gráus – dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, diarréia, mal-estar, náuseas, além  da erupção cutânea (aparecem manchas vermelhas pelo corpo) acompanhadas de coceira intensa ou branda. Essas manchas podem aparecer no corpo, no rosto, membros, tronco, costas e atingir também as palmas das mãos e a planta do pé. Fotofobia e conjuntivite são outros sintomas a acompanhar o doente acometido de Zica.

TRATAMENTO
O tratamento da pessoa acometida de Zica Vírus será feito com paracetamol para febre e dor. As medidas preventivas são as mesmas adotadas para a dengue ou a chicungunha. O período de incubação da doença varia de três a doze dias após o contágio pelo mosquito. Como em outras doenças, o Zica Vírus pode levar à morte, mas isso é raro acontecer. Mas, não há relatos de mortes pela doença.

PLANTÃO
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern, vai manter um sistema de plantão neste feriado do dia do Natal emendando com o final de semana. O teleatendimento dos usuários será o número 115. Já os atendimentos fora do horário comercial será feito mediante ligação para o (084) 3315-4600. Todos os dias haverá uma equipe de plantão para os serviços de águas e esgotos.

TAXISTAS
Prevaleceu o bom senso. O prefeito de Mossoró passou a fechar os olhos para os taxistas intermunicipais. E assim essa categoria está sobrevivendo e dessa forma prevalecendo o bom sendo os taxistas de outras cidades estão tendo o direito de trabalhar aqui.

PALHAÇADA
Padre Sátiro Cavalcanti Dantas de maneira contundente sentenciou o seguinte: “Festas, ceias, presentes, luzes, cestas básicas, missas, tudo bem, mas se o espírito do Natal não permanecer no coração, vivemos uma palhaçada”.

JORNAL DA TV
Houve uma época em que os organismos de governo eram mais ciosos na fiscalização do uso de comerciais em rádio e TV. Observavam rigorosamente até mesmo o tempo reservado a comerciais. Leio Erasmo Firmino (“Tio Colorau”) reclamando que o jornal da TV Record no espaço de uma hora tem 50 minutos de comerciais e 10 minutos de notícias. Estão exagerando mesmo.

RIO MOSSORÓ
Mais uma mobilização de Rogério Dias. Desta feita em defesa do rio Mossoró. Ele elaborou uma petição e está pedindo aos amigos a sua adesão. Esse documento será endereçado ao prefeito Francisco José da Silveira Júnior apelando para que “salve o rio Mossoró”.

DIOCESANO
Os padres dirigentes do Colégio Diocesano Santa Luzia (Sátiro Dantas e Charles Lamartine) arrasaram neste ano quando da distribuição dos seus brindes de Natal. Eles nos remeteram, via Edna Morais, uma caixa personalizada de chocolates. Muito obrigado pela atenção padres Sátiro e Charles Lamartine.

SÃO VICENTE
E, por falar nos dois sacerdotes, eu recordo que será neste domingo, às 07 horas da manhã, a missa na capela de São Vicente, celebrada pelo padre Charles Lamartine e concelebrada por Sátiro Dantas, ocasião em que será lançada a antologia poética alusiva aos 56 anos de atividades como capelão naquele templo do padre Sátiro Dantas. A renda será toda ela revertida para o Centro Pastoral “Madre Cecília”.

SALÁRIO
A partir de janeiro próximo o novo salário mínimo a vigorar aqui no Brasil é de 871 reais. Comparando-se com o atual valor haverá um aumento de 83 reais. E, como a cada aumento no salário mínimo, corresponde a uma série de outros aumentos, esse valor de 83 reais a maior logo, logo será consumido.

ENERGIA
Nestes primeiros aumentos de preços do novo ano de 2016 se inclui o preço da energia elétrica. A tarifa vai ser majorada em 4,6 por cento. Mas, isso é apenas uma amostra daquilo que vai subir consumindo logo a conta do salário mínimo.

TÁTICA
A prefeitura de Mossoró se utilizou de um velho estratagema: usou as redes sociais e os espaços que a imprensa lhe coloca à disposição para espalhar que os aposentados e pensionistas receberiam seus salários de dezembro no dia 23. Mas, com isso fica encoberta a outra decisão dizendo que a grande maioria dos servidores só vai receber o mês de dezembro no dia 10 de janeiro de 2016. A tática já é de todos velha conhecida.

SELETIVOS
Pegou mal a denúncia formulada pelo vereador Genivan Vale dando contas de que pagamentos na Câmara Municipal estão sendo feitos de modo seletivo. Segundo Genivan apenas os gabinetes indicados pelo presidente da Casa, Jório, estão tendo direito a receber férias e décimo terceiro salário.

DINHEIRO
Apesar da crise econômica que nos assola, tem gente aqui em Mossoró que está esnobando dessa situação dizendo “dinheiro não é problema. O problema é liga para amarrar o dinheiro”. Pelo sim, pelo não, somos levados a acreditar nessa situação.

TIME
A FM-93, a Resistência de Mossoró, já escalou o seu time para as transmissões esportivas de 2016 aqui em Mossoró: Fábio Oliveira, Jaedson de Freitas, Freire Neto, Adailton Amorim, Julimar Silva e Alcivan Silva. Esse é o timaço que vai irradiar as transmissões nos campos de futebol do Rio Grande do Norte.