Ações conscientizam sobre o Dia Internacional do Autismo

Nesta segunda-feira (2), a partir das 18h, o Partage Shopping Mossoró recebe a 1ª Semana Azul. Trata-se de um evento que promove a conscientização ao Dia Internacional do Autismo. A iniciativa é realizada pela “Associação AMOR”, que é direcionada a pais e amigos dos autistas de Mossoró e região. A programação conta com exposição de fotos, apresentações artísticas e a criação de uma rede de convívio entre as pessoas que convivem com o espectro do autismo e seus familiares.

Com duração de 2 a 6 de abril, a exposição “Qual é a diferença? – Autismo a diferença que nos une”, do fotógrafo Ricardo Lopes, estará em cartaz das 10h às 22h. No dia de abertura, as crianças que vivem com espectro do autismo se apresentarão artisticamente para todos os convidados a partir das 18h. Mais informações podem ser verificadas durante toda a semana na sala da exposição, que fica em frente à segunda portaria. O espaço é dedicado também para o cadastro na associação e participação do Cine Azul, movimento do cinema adaptado para as crianças com o espectro autista e seus familiares.

 

Arte-divulgação-02-768x576

 

Caminhada na Viva Rio Branco 

Na tarde de domingo (1) a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR) realizou no Memorial da Resistência uma campanha sobre a conscientização do autismo. O Autismo afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo quase 2 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas. A ação no Memorial teve apoio do Município, através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer.

“Como eles queriam fazer uma programação integrada, nada melhor que o Viva a Rio Branco, que representa um dos maiores eventos de esporte e lazer na área toda de Mossoró. Nós, enquanto Prefeitura, disponibilizamos todo o apoio preparando o local e trazendo estudantes e grupo de pessoas para lembrar o Dia de Conscientização do Autismo na cidade”, destacou o secretário Executivo de Esportes e Lazer, Aldo Gondim.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vai de sintomas mais leves, como por exemplo pouco interesse em interações sociais, até quadros mais severos que atingem o sistema neurológico e psicomotor. Os sinais tendem a surgir entre os 2 e 3 anos.

Shirley Teixeira, presidente da AMOR, ressaltou a importância do conhecimento do Autismo pela sociedade.”É bom que as pessoas conheçam o que é o autismo para quando se depararem com ela não tenham medo e preconceito. A população conhecendo vai saber como lidar, quebrando barreiras e destruindo qualquer tipo de muro”, frisou.

Leuda Lima é mãe de uma criança de 8 anos diagnosticada com autismo. Anaximandro Elmano é pai de uma criança de 4 anos que também possui o transtorno. Na visão dos pais, é preciso falar sobre o transtorno com a população. “As vezes o comportamento das crianças acaba sendo confundido com pirraça. É importante que a população entenda o que é o autismo para poder compreender e aceitar”, disse Leuda. “É preciso deixar bem claro para a população que o autista tem que ser tratado igual os outros. Isso não é uma doença contagiosa e a partir que entendam o que é o autismo, o tratamento se torna bem mais fácil. Falta instrução e conhecimento à população”, comentou Anaximandro.

Durante a semana, outras ações serão realizadas pela AMOR, com palestras e exposições na cidade.