Academia Mossoroense de Letras Jurídicas será instalada hoje durante evento na OAB

Em solenidade realizada hoje será instalada oficialmente a Academia Mossoroense de Letras Jurídicas. O evento ocorrerá a partir das 19h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseccional de Mossoró.

A Academia Mossoroense de Letras Jurídicas tem como objetivo incentivar o debate acadêmico e a produção literária na área jurídica. “A ideia é promover a disseminação da ciência jurídica e fomentar as discussões em torno das obras literárias que envolvem esta temática”, informa o advogado Olavo Hamilton, um dos membros da academia.

Durante a solenidade de instalação da academia, também será empossada a diretoria da entidade. A Academia Mossoroense de Letras Jurídicas terá o advogado Paulo Linhares como presidente, e o advogado Humberto Fernandes como primeiro-secretário. Na ocasião, serão empossados os membros Olavo Hamilton, o promotor Armando Lúcio Ribeiro, o juiz Cláudio Mendes e a pró-reitora de Ensino e Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Inessa Linhares.

Ainda na cerimônia, a Academia lançará o edital para a adesão de novos membros. “Hoje seis membros compõem a academia e a previsão é chegarmos a 13 membros”, revela Hamilton. A proposta é que a cada ano seja lançado um edital para convocação dos membros.

Para integrar a Academia, o interessado deve ter livro na área jurídica publicada e ser professor em alguma Faculdade de Direito, seja pública ou privada. “O candidato e o livro serão avaliados antes de ser incorporado à Academia”, explica o advogado.

Olavo Hamilton esclarece que a Academia Mossoroense de Letras Jurídicas surgiu para preencher uma lacuna na disseminação da ciência jurídica na cidade. “Temos a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, uma academia norte-rio-grandense, mas não tínhamos uma academia local com este fim”, diz. A Academia se reunirá mensalmente de forma ordinária, na sede provisória na OAB, e também terá encontros extraordinários foram da sede.