A UnP e a Fundação Vingt-un Rosado

O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, Jerônimo Dix-sept Rosado Sobrinho, está mobilizando todas as forças culturais de Mossoró para se fazerem presentes hoje à noite na UnP. Às 19h30, a Fundação Vingt-un Rosado e a Universidade Potiguar (UnP) realizarão  o Fórum “A Coleção Mossoroense – Luta, Cultura e Paixão” tendo como local o auditório Potiguar do Campus Mossoró. Ao mesmo tempo em que será lançada uma campanha denominada “Eu apoio essa paixão”, onde serão encetadas várias iniciativas para envolver esses segmentos num só objetivo que é de fortalecer e manter viva aquela instituição.

SAN LORENZO
Apesar da crise os investimentos no setor comercial seguem adiante. Mossoró continua sendo contemplada, apesar da propalada crise. Mais uma unidade da loja San Lorenzo está desembarcando no Partage Shopping. A abertura de suas portas dar-se-á no dia de hoje. Inicia-se com variadas promoções para justificar a época de fim de ano.

MANOEL MÁRIO
Conversei demoradamente com Manoel Mário de Oliveira, outrora um ente político de muita influência em Mossoró. Ele hoje está totalmente desvinculado de partidos políticos. Memória preservadíssima de muitos episódios da vida política mossoroense que Manoel Mário de Oliveira, do alto dos seus 81 anos, relembra perfeitamente.

PREMATURO
Terça-feira última, 17 de novembro, comemorou-se o dia do prematuro. Exatamente nesta data o Hospital Wilson Rosado desativou a sua UTI pediátrica com 10 leitos e culpa é da Prefeitura de Mossoró que não lhe paga. Lamentável.

YURI COSTA
O filho do advogado Antônio Pedro da Costa, Yuri Costa, seguindo os passos do pai, está concluindo o seu curso de Direito na Ufersa onde, por sinal, fez a primeira defesa do TCC (Trabalho da Conclusão do Curso) daquela instituição. Merece parabéns.

ALCINEY
Ele se submeteu recentemente a uma cirurgia para implante das veias safenas no seu coração. Escrevo sobre Alciney, aquele que um dia foi da formação original dos Tremendões ao lado de Genildinho (falecido), Totonho (também falecido), Leonardo da Vinci, Neto de Afonso Leonardo e outros dos quais não me recordo. Alciney está se recuperando bem da cirurgia.

FRANÇA
Solfejei os primeiros acordes do Hino Nacional Francês nos idos de 1956 nos bancos escolares do velho e querido Colégio Diocesano Santa Luzia. Eu não era um aluno aplicado, mas consegui memorizar e o guardo no recôndito do meu coração. O professor era o padre Francisco de Sales Cavalcanti. “Allons enfents de la patrie / Le jour de gloire est arrivé / Contre nous est la tiranie…”

SANDRA
Podem observar que nunca mais se ouviu falar em seca braba na localidade rural do Jucuri e comunidades adjacentes aqui em Mossoró. Sabem por quê? Tudo por conta daquela providência solicitada pioneiramente pela então deputada federal Sandra Rosado que conseguiu a perfuração de um poço profundo naquela localidade.

VELHACARIA
Túlio Ratto contundente: “O prefeito disse que vai manter o serviço (referindo-se à UTI pediátrica no Hospital Wilson Rosado). Mas, também não disse que pagaria. Ah, prefeiturazinha velhaca”.

AMOL
Élder Heronildes da Silva assumirá hoje às sete e meia da noite no auditório da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil para mais um mandato à frente da Academia Mossoroense de Letras – Amol. Na ocasião haverá uma palestra de Geraldo Maia nos 27 anos da Academia e uma homenagem a Benedito de Vasconcelos Mendes.

AMOL II
Na mesma ocasião haverá a entrega dos livros aos vencedores do concurso de contos e poesias “João Batista Cascudo Rodrigues”. E, ao final da solenidade, será servido um coquetel aos presentes. Élder vai dirigir a entidade pelos próximos três anos.

PROFETA
Ouçamos também as previsões de “inverno” feitas pelos nossos profetas populares. Por exemplo, o nosso Francisco de Assis Silva, conhecido como “Pau Branco”, deu a sua sentença quanto ao período de chuvas de 2016 que se aproxima: “Podem cortar as carnaúbas e plantar em cima do tôco que no ano que vem vamos ter “inverno”…

COBRANÇA
Puro jogo de cena. Alguns vereadores da base governista mossoroense, para tentar mostrar que estão interessados na questão do atraso do pagamento das empresas terceirizadas que já se arrasta por mais de quatro meses, foram pedir socorro no local errado. Buscaram o secretário de Finanças, Jerônimo Rosado, quando quem ordena o pagamento de despesas é o prefeito Francisco José Júnior.

AUDIÊNCIA
Ademais, na semana passada o vereador Tomaz Neto propôs na Câmara Municipal uma audiência pública para discutir esse atraso no desembolso do dinheiro das terceirizadas. A bancada governista derrubou a proposta de Tomaz. Mas, agora, contraditoriamente, essa mesma bancada faz o jogo de cena e foi pedir a Jerônimo Rosado esse pagamento, quando tudo depende do prefeito e não do secretário.

PMDB
O PMDB dá mais uma “jogada de mestre”. Já sabe que vai se desvincular da presidenta Dilma Rousseff, mas adia sua decisão de se afastar para poder “mamar um pouco mais” nas tetas do governo federal. A decisão peemedebista de partir em campo próprio na próxima sucessão presidencial já está adotada.