sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesUERN conquista autonomia financeira

UERN conquista autonomia financeira

Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 411/2021, que institui a Autonomia de Gestão Financeira e Patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern). A aprovação ocorreu nesta quinta-feira, 16, e representa um marco histórico para a Universidade, que passará a ter controle sobre os seus recursos.

O projeto foi enviado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa em novembro deste ano e representa o sonho de gerações. A proposta foi elaborada por uma comissão mista, composta por representantes da Universidade e do Executivo.

A autonomia financeira é uma das pautas mais importantes para a comunidade acadêmica, compromisso da governadora Fátima Bezerra, uma pauta defendida por todos os segmentos. Uma comitiva da Uern acompanhou a votação no Plenário.

A reitora Cicília Maia comemorou a aprovação: “A conquista da autonomia é uma vitória de toda a comunidade acadêmica – que se uniu por esta causa – e de toda a sociedade potiguar que aposta em uma educação pública mais forte, justa e acessível a todas as pessoas”, afirmou Cicília Maia.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), professor Ramos Neves, informa que a autonomia e gestão financeira e patrimonial possibilitará o maior desenvolvimento da universidade, que já formou mais de 50 mil profissionais em todo o estado.

“Com a autonomia, a UERN será fortalecida, pois terá seus recursos financeiros garantidos em Lei e o repasse determinado por percentuais fixos, a partir da receita tributária líquida, de acordo com a Lei Orçamentária Anual. Sendo previsto para os anos de 2022, 2023, 2024 e 2025 os respectivos percentuais: 2,31%, 2,50%, 2,98% e 3,08%. Desta forma, o repasse será obrigatório e jamais poderá ser inferior ao percentual de repasse do exercício anterior”, comenta o professor.

O professor explicou ainda que, com a autonomia, os Planos de Cargos, Carreira e Salários das categorias dos docentes e técnicos-administrativos serão plenamente garantidos, tendo em vista terem sido elaborados internamente a partir de comissões paritárias com a participação de todos os segmentos envolvidos, inclusive contou com a efetiva presença de membros da gestão da UERN.

O projeto teve como relator o deputado George Soares, que se somou aos parlamentares que fizeram questão de falar em defesa da Uern durante a sessão: Isolda Dantas, Francisco do PT, Kelps Lima, Dr. Bernardo, Eudiane Macêdo, Getúlio Rêgo, Ubaldo Fernandes, Souza Neto, Vivaldo Costa, Raimundo Soares e Nelter Queiroz exaltaram a relevância e a importância da Uern para o Rio Grande do Norte. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, parabenizou toda a Uern pela conquista da Autonomia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes