terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesBraga: D. Jorge Ortiga alerta para impacto da pandemia na vida da...

Braga: D. Jorge Ortiga alerta para impacto da pandemia na vida da Igreja

Braga, 25 nov 2020 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga alertou hoje para o impacto da pandemia nas comunidades católicas, afirmando que esta “veio agravar a realidade eclesial e, concretamente, a vida dos sacerdotes”.

“Começamos por falar de uma crise sanitária que alterou e altera hábitos e preocupações. Chegamos ao reconhecimento de que se tornou económica com a degradação de estruturas laborais a desencadear desempregos e outras aflições”, indicou D. Jorge Ortiga, num discurso dirigido ao Conselho Presbiteral, organismo representativo do clero diocesano.

“Sabemos que o passado não voltará. Nada ficará na mesma, também na Igreja”, acrescentou.

O arcebispo primaz falou dos “terríveis problemas de desigualdades sociais” e das dificuldades que se colocam à ação da Igreja, “por restrições sanitárias, medos ou opções”.

“Os Centros Pastorais perderam as movimentações que manifestavam vida e alegria. Os movimentos têm dificuldades em agendar as suas atividades e mostrar num ritmo habitual as suas iniciativas”, observou.

Os Centros Sociais acumulam problemas e apreensões não só de ordem económica, mas sobretudo de dificuldades sanitárias. Poderia continuar o elenco de tanta coisa que veio alterar hábitos e rotinas. A vida pastoral é diferente e não sabemos como a revitalizar”.

D. Jorge Ortiga afirmou que é “fácil sentir-se perdido” e ceder a “atitudes desanimadoras da resignação e da nostalgia do passado”.

“Teremos de, positivamente, imaginar um novo projeto e delinear sonhos de harmonia com o que poderemos descortinar como oportunidade e graça. Somos capazes de coexistir alegremente empenhando-nos numa nova imagem de Igreja a concretizar a partir das comunidades paroquiais”, apelou aos representantes do clero de Braga.

O responsável católico defendeu uma reflexão sobre a “identidade, pessoal e comunitária”, sustentando que a pandemia é “uma adversidade que deve tornar-se esperança de um novo começo”.

“Que Santa Maria de Braga nos ajude a transformar estes momentos em graça”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes