terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesFrancisco do PT diz que Governo Federal tenta achatar salários dos professores

Francisco do PT diz que Governo Federal tenta achatar salários dos professores

O deputado estadual Francisco do PT fez críticas, na sessão desta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa, ao Governo Federal que, na opinião dele, tenta ‘achatar’ os salários dos professores da rede pública. Fato que, segundo o parlamentar, preocupa toda a categoria da Educação no Brasil.

“É a preocupação com a educação pública deste país. A preocupação com a política de valorização dos profissionais da Educação”, disse o deputado. Ele lembrou da luta pela aprovação do Fundeb e ressaltou que “o Novo Fundeb, não resta dúvida que é um avanço significativo”, lembrando também que o fomento da educação básica no Brasil foi iniciado ainda no Governo do presidente Lula.

Segundo Francisco do PT, o Novo Fundeb prevê o aporte de mais recursos para a educação básica brasileira, porém, o Governo tenta vincular a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação à inflação, tirando o que significa hoje o ‘ganho real’ dos professores. O Governo tenta fazer isso, de acordo com o deputado, retirando o mecanismo chamado ‘custo aluno’, exatamente o que permite o ganho real acima da inflação.

A preocupação de Francisco do PT é sobre o que vem sendo divulgado em relação ao interesse do Governo Federal em ‘desvincular o reajuste do piso do Magistério e vincular o reajuste à inflação”, explicou. “Essa decisão eliminaria o ganho real previsto na lei atual”, afirmou Francisco do PT.

De acordo com Francisco do PT, o último aumento dos professores chegou a 12,84%. “Mas se a se a regra que o Governo Federal quer estabelecer já estivesse em vigor, o reajuste de 2019 seria de 4,6 e isso iria achatar ainda mais a remuneração dos professores do País”, afirmou. “O que o Governo Federal tem que fazer, não é achatar os salários de professores, e sim aportar mais recursos para complementar o Fundeb”, concluiu o deputado.

ALRN/Ascom

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes